Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARCOS ANTONIO LEITE JUNIOR-
dc.date.accessioned2025-11-07T15:14:44Z-
dc.date.available2025-11-07T15:14:44Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12998-
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate tropical Gothic as a tool for denunciation and resistance in Latin America, through the works “Our share of night” by Mariana Enriquez and “Bloody Flesh” by Carlos Mayolo. Tropical Gothic is a branch of Gothic art that addresses the specificities of Latin America, incorporating geographical, historical, and cultural aspects of the country in which it was produced, in this case, Argentina and Colombia. For this reason, it is considered an important approach to identify multiple forms of violence that Latin American peoples still face, as well as the ways in which they resist and survive. The work mainly discusses aspects related to wealthy families and their role in maintaining coloniality. Thus, I argue that Eurocentrism and coloniality are important points for analysis, since these families perpetuate themselves in power through violence in different periods: colonization of the Global South, death and theft of indigenous lands, theft of peasant lands, exploitation of workers, and, currently, the maintenance of coloniality in Latin America. This research develops from an interdisciplinary perspective of Cultural Studies and engages with Decolonial Studies and Community Feminism. Among the authors cited are: Douglas Kellner (2001), Raymond Williams (2015), Néstor García Canclini (2019), Aníbal Quijano (2005a, 2005b), María Lugones (2008), Breny Mendoza (2014, 2021), Rita Segato (2012, 2014, 2019), Julieta Paredes (2015), and Lorena Cabnal (2019). It concludes that Enriquez and Mayolo explicitly depict these forms of violence in their works; however, the comparative aspects are not limited to aesthetic dimensions alone. In “Our share of night” and “Bloody Flesh” the greatest similarity found in the reproduction of violence occurs through landowning elites seeking to differentiate themselves through a long and “special” lineage. It is hoped that this study will contribute to interdisciplinary discussions involving the themes presented here.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDigite aqui as palavras-chave do seu tMariana Enriquez-
dc.subjectCarlos Mayolo-
dc.subjectGótico Tropical-
dc.subjectColonialidade-
dc.subjectfamílias latifundiárias.rabalho-
dc.titleOs fantasmas da Colonialidade que assombram a América Latina: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais no Gótico Tropical de Mariana Enriquez e Carlos Mayolopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabio da Silva Sousa-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar o gótico tropical como ferramenta de denúncia e resistência na América Latina, por meio das obras “Nossa parte de noite”, de Mariana Enriquez, e “Carne de tu carne”, de Carlos Mayolo. O gótico tropical é uma vertente do gótico que trata das especificidades da América Latina, inserindo aspectos geográficos, históricos e culturais do país em que foi produzido, neste caso, Argentina e Colômbia. Poresse motivo, considera-se uma abordagem importante para identificar diversas violências que os povos latino-americanos ainda enfrentam, bem como as formas como resistem e sobrevivem. O trabalho discute principalmente os aspectos ligados às famílias ricas e sua atuação na manutenção da colonialidade. Assim, defendo que o eurocentrismo e a colonialidade são pontos importantes para a análise, uma vez que essas famílias se perpetuam no poder a partir da violência em diferentes períodos: colonização do Sul Global, morte e roubo de terras indígenas, roubo de terras camponesas, exploração dos/as trabalhadores/as e, na atualidade, a manutenção da colonialidade na América Latina. A pesquisa se desenvolve a partir de uma perspectiva interdisciplinar dos Estudos Culturais e dialoga com os Estudos Descoloniais e o Feminismo Comunitário. Entre os/as autores/as estão: Douglas Kellner (2001), Raymond Williams (2015), Néstor García Canclini (2019), Aníbal Quijano (2005a, 2005b), María Lugones (2008), Breny Mendoza (2014, 2021), Rita Segato (2012, 2014, 2019), Julieta Paredes (2015) e Lorena Cabnal (2019). Conclui-se que Enriquez e Mayolo explicitam essas violências em suas obras; entretanto, os aspectos comparativos não se restringem apenas às dimensões estéticas. Em “Nossa parte de noite” e “Carne de tu carne”, a maior semelhança encontrada na reprodução das violências ocorre por meio de famílias latifundiárias que procuram se diferenciar a partir de uma linhagem longa e “especial”. Espera-se que o estudo contribua para as discussões interdisciplinares que envolvem os temas aqui apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Marcos Antonio Leite Junior (2).pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.