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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12988| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Professoras em situação de inserção profissional que atuam na educação infantil da rede municipal de Birigui/ SP |
| Autor(es): | Luara Tavares Garcia |
| Primeiro orientador: | Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez |
| Resumo: | O presente estudo tem como objeto de pesquisa o período inicial de exercício da docência, na educação infantil. Fase que compreende os primeiros anos de exercício profissional no magistério e possui especificidades e desafios próprios. Diante disso, delineou-se o seguinte questionamento: Quais os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP? A fim de responder a problemática da pesquisa, elege-se os seguintes objetivos: Objetivo geral: analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP. Objetivos específicos: (i) identificar e mapear o perfil dos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP; (ii) compreender como os desafios vivenciados pelos professores iniciantes refletem na identidade profissional docente. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com professores que se encontram no início de carreira e atuam na educação infantil, na rede municipal do município de Birigui/SP. A fim de alcançar os objetivos propostos, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados questionário (Lakatos; Marconi, 2017) com perguntas fechadas e abertas, o qual foi disponibilizado via pelo Google Forms e entrevista semiestruturada (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). Esta pesquisa está fundamentada em Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995) entre outros. O tratamento dos dados foi realizado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa indicam que a docência nessa etapa é vista como a extensão do cuidado materno, o que influencia a valorização profissional, as condições de trabalho das professoras e a identidade docente. Estes fatores não apenas moldam a cultura da escola, mas também influenciam diretamente as maneiras de ser e agir das professoras. |
| Abstract: | This study focuses on the initial period of teaching practice in early childhood education. This phase encompasses the first years of professional experience in teaching and has its own specificities and challenges. Therefore, the following question was formulated: What are the challenges faced by novice teachers working in early childhood education in the municipal network of Birigui/SP? To address the research problem, the following objectives were established: General objective: to analyze the challenges experienced by novice teachers working in early childhood education in the municipal network of Birigui/SP.Specific objectives: (i) to identify and map the profile of novice teachers working in early childhood education in Birigui/SP; (ii) to understand how the challenges faced by novice teachers reflect on their professional identity.The research was conducted using a qualitative approach, involving teachers who are at the beginning of their careers and work in early childhood education within the municipal network of Birigui/SP. To achieve these objectives, data collection instruments included a questionnaire (Lakatos; Marconi, 2017) with closed and open questions, which was made available via Google Forms, and a semi-structured interview (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). This study is grounded in the works of Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995), among others. Data analysis was performed using Bardin’s Content Analysis technique (2011).The results of this research indicate that teaching at this stage is viewed as an extension of maternal care, which influences professional valuation, teachers’ working conditions, and their professional identity. These factors not only shape the school culture but also directly influence the ways teachers are and act. |
| Palavras-chave: | Professor iniciante. Educação Infantil. Rede Municipal de Birigui/SP. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12988 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
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