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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Uma revisão bibliográfica da literatura
Autor(es): MARIA FERNANDA VALENTIM FERREIRA
Primeiro orientador: ANA CLAUDIA DOS SANTOS
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa de base qualitativa e teve como objetivo analisar contextos de situações de violência nas escolas no país no período entre 2018 a 2024. Para isso como método foi realizada uma pesquisa com cinco (5) artigos coletados na base de dados Scielo que foram submetidos a leitura e análise dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo. Foi desenvolvido categorias de análise para compor núcleos de significação e desenvolvidos seis (6) núcleos que tiveram como temas a relação da escola com a violência. Como resultado e discussão foi observado que os gestores não sabem lidar com a violência dentro das escolas e, há violência por questões de hierarquização de gêneros, os professores não sabem tratar com situações violentas e pedem afastamentos do trabalho cada vez mais por questões psicológicas. Finalmente foi visto a importância de programas que invistam nas situações de enfrentamento a violência escolar e a psicologia tem se preocupado com esse cenário e pode contribuir, promovendo intervenções e ações para melhorar o convívio no ambiente escolar, uma vez que atualmente já existe a Lei n.13.935 para a atuação de psicólogas (os) escolares.
Abstract: This work is a qualitative narrative bibliographic research and aimed to analyze contexts of situations of violence in schools in the country in the period between 2018 and 2024. For this purpose, as a method, a survey was carried out with five (5) articles collected in the Scielo database that were subjected to reading and data analysis using the content analysis technique. Analysis categories were developed to compose cores of meaning and six (6) cores were developed that had as themes the relationship between school and violence. As a result and discussion, it was observed that managers do not know how to deal with violence within schools and, there is violence due to gender hierarchy issues, teachers do not know how to deal with violent situations and increasingly ask for time off from work due to psychological issues. Finally, the importance of programs that invest in situations of confronting school violence was seen, and psychology has been concerned with this scenario and can contribute, promoting interventions and actions to improve coexistence in the school environment, since Law No. 13,935 currently exists for the work of school psychologists.
Palavras-chave: Violência
Estudante
Escola
Situações de violência escolar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12978
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAR)

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