Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12862| Tipo: | Dissertação |
| Título: | PROJETO DE EXISTÊNCIA E TERRITÓRIO EXISTENCIAL: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE SARTRE E DELEUZE. |
| Autor(es): | João batista de souza maia |
| Primeiro orientador: | Cristina de Souza Agostini |
| Resumo: | A dissertação examina a inserção do Projeto de Vida no Novo Ensino Médio diante da lacuna presente no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Essa pesquisa formula e aplica um dispositivo didático inspirado no existencialismo de Sartre e na filosofia da diferença de Deleuze e Guattari, corporificado no RPG pedagógico Café de Flore: Quem Matou La Vie?. O percurso didático combina sala de aula invertida, gincana filosófica com quiz e uma trama investigativa mediada por óculos de realidade virtual. Entram em cena dados simbólicos como liberdade, responsabilidade, contingência e um rearranjo do espaço-aula que favorece a autoria e cooperação. A fundamentação dialoga com a psicologia existencial e a psicologia positiva, diferenciando purpose e projeto de existência a partir de fluxo, liberdade, responsabilidade e angústia. Os registros de aplicação indicam engajamento amplo de estudantes, docentes e funcionários; emergem aulas-acontecimentos e “corpos sem órgãos” em deriva criativa. Mais de 80% dos participantes relata ampliação da consciência de si, de afetos e de projetos, além de transferência de aprendizagens para outras unidades curriculares. Observa-se produção de conceitos pelos estudantes, experiências de fluxo e protagonismo. A análise sustenta que o Projeto de Vida ganha potência quando ancorado no devir e em práticas lúdicas desterritorializantes, com ênfase na estabilidade de objetivos e na elaboração de estratégias para alcançá-los; daí decorrem implicações para gestão curricular sensível ao jogo, investimento nos corpos em movimento e desenho de ambientes que liberam o desejo de conhecer. |
| Abstract: | This dissertation examines the integration of the Life Project within Brazil’s New Secondary Education, in light of the gap present in the Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul. The research designs and implements a didactic device inspired by Sartre’s existentialism and by the philosophy of difference in Deleuze and Guattari, embodied in the pedagogical RPG Café de Flore: Who Killed La Vie?. The didactic trajectory combines a flipped classroom, a philosophical competition with quizzes, and an investigative narrative mediated by virtual reality glasses. Symbolic elements such as freedom, responsibility, and contingency emerge, alongside a rearrangement of the classroom-space that fosters authorship and cooperation. The theoretical framework dialogues with existential psychology and positive psychology, distinguishing purpose from existence project through the notions of flow, freedom, responsibility, and anguish. Records of application indicate strong engagement among students, teachers, and staff; classes unfold as events, and “bodies without organs” surface in creative drift. More than |
| Palavras-chave: | ENSINO MÉDIO. SARTRE . DELEUZE |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12862 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Dissertação_-_João_Correções pós banca - Final.pdf | 6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

