Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12861| Tipo: | Dissertação |
| Título: | DIALOGANDO SOBRE AS VIVÊNCIAS: uma proposta metodológica para o ensino médio fundamentada em Sócrates. |
| Autor(es): | Thiago Alvarenga Barbosa |
| Primeiro orientador: | Cristina de Souza Agostini |
| Resumo: | RESUMO BARBOSA, Thiago Alvarenga. Diálogos sobre a vivência: uma proposta metodológica para o ensino médio fundamentada em Sócrates. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Faculdade de Ciências Humanas, Campo Grande, 2025. O método dialógico é a essência da filosofia socrática cujo objetivo é aproximar os interlocutores de questões imprescindíveis para a existência humana e sua relação direta com a vida na polis. Neste sentido, o uso do bom diálogo como ferramenta de construção coletiva do conhecimento se faz necessário devido aos problemas ocasionados pela falta de argumentação. Assim, essa dissertação tem por objetivo partir de uma cuidadosa análise, investigando a importância do método dialógico para o aprendizado dos alunos do ensino médio, utilizando como referencial a figura de Sócrates como autocrítico da forma de dialogar. Como produto será elaborada uma cartilha mediante as questões da existência vivenciadas pelos alunos em seus respectivos cursos técnicos. O resultado consiste em sensibilizar professores e alunos sobre a importância do diálogo como fonte de construção coletiva do saber que, alinhado às questões cotidianas, pode servir de referencial para as aulas de filosofia mais atraentes para os alunos. Palavras-chave: Sócrates; ensino; filosofia; diálogo; método. |
| Abstract: | ABSTRACT BARBOSA, Thiago Alvarenga. Dialogues on experience: a methodological proposal for high school based on Socrates. 2025. Dissertation (Master’s in Philosophy) – Federal University of Mato Grosso do Sul, Faculty of Human Sciences, Campo Grande, 2025. The dialogical method is the essence of Socratic philosophy, whose objective is to bring interlocutors closer to essential questions of human existence and its direct relationship with life in the polis. In this sense, the use of good dialogue as a tool for the collective construction of knowledge is necessary due to the problems caused by the lack of argumentation. Thus, this dissertation aims to start with a careful analysis investigating the importance of the dialogical method for the learning of high school students, using Socrates as a reference figure as a self-critic of the way of dialogizing. As a product, a booklet will be created based on the existential questions experienced by students in their respective technical courses. The result is to sensitize teachers and students about the importance of dialogue as a source of collective knowledge construction that, aligned with everyday issues, can serve as a reference for more attractive philosophy classes for students. Keywords: Socrates; teaching; philosophy; dialogue; methodology. |
| Palavras-chave: | Ensino médio Sócrates Diálagos. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12861 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO THIAGO ALVARENGA BARBOSA PÓS DEFESA (1) (2).pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

