Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAIM GASPARETTO-
dc.date.accessioned2025-10-31T00:18:41Z-
dc.date.available2025-10-31T00:18:41Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12858-
dc.description.abstractThis report reviews current literature on teamwork experiences of university students with Autism Spectrum Disorder (ASD). It analyzes how collaborative activities affect learning, social integration, and academic outcomes, highlighting both barriers and strengths. Structured and inclusive environments foster engagement and skill development, while unstructured settings can heighten communication challenges. In Brazil, research remains scarce, especially in fields like Software Engineering where group work is essential. The study emphasizes the importance of inclusive pedagogical planning, faculty training, and institutional support to promote equitable participation for autistic students.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectautismo-
dc.subjectuniversidade-
dc.subjecttrabalho em equipe-
dc.subjectinclusão-
dc.subjectengenharia de software-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleTrabalho em equipe na formação de estudantes autistaspt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.contributor.advisor1JUCELE FRANCA DE ALENCAR VASCONCELLOS-
dc.description.resumoEste relatório revisa a literatura sobre as experiências de estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades de trabalho em equipe. Analisa-se como práticas colaborativas afetam o aprendizado, a integração social e o desempenho acadêmico, destacando tanto barreiras quanto potencialidades. Ambientes estruturados e inclusivos favorecem o engajamento e o desenvolvimento de habilidades, enquanto contextos desorganizados ampliam desafios comunicacionais. No Brasil, as pesquisas ainda são limitadas, especialmente em áreas como Engenharia de Software. O estudo reforça a importância do planejamento pedagógico inclusivo, da formação docente e do apoio institucional para promover a participação equitativa.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Software - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30514.pdf168,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.