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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como estratégia de cuidado para crianças sob o prisma dos profissionais de saúde
Autor(es): Medeiros, Valéria de Oliveira
Primeiro orientador: Luizari, Marisa Rufino Ferreira
Resumo: Objetivo: verificar como é realizado o uso de atividades lúdicas na instituição hospitalar e quais fatores dificultam e facilitam seu desenvolvimento. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, realizada entre os meses de agosto a outubro de 2023. Resultados: participaram da pesquisa 10 profissionais da equipe multidisciplinar que atuam em um ou mais setores pediátricos. A partir da análise foi possível identificar quatro categorias temáticas: “Abordagem dos profissionais de saúde à criança em situação de hospitalização”, “O que os profissionais consideram como atividades lúdicas”,Como o uso do lúdico interfere na assistência” e“O que a instituição hospitalar pode fazer para incentivar e facilitar o uso do lúdico”. Conclusão: o presente trabalho mostrou que os profissionais apesar de não terem tido aulas sobre o lúdico e o brincar durante sua formação, apresentam entusiasmo e sensibilização acerca da utilização do lúdico em ambientes hospitalares. Ademais, foi possível notar que a instituição hospitalar ainda precisa tornar o uso do lúdico uma rotina obrigatória na assistência de enfermagem, assim como o registro das ações realizadas à criança.
Abstract: Objective: To examine how playful activities are implemented in a hospital setting and to identify factors that hinder or facilitate their development. Methods: This is an exploratory descriptive study with a qualitative approach, conducted between the months of August to October 2023. Results: Ten professionals from the multidisciplinary team working in one or more pediatric sectors participated in the study. Through analysis, four thematic categories were identified: "Health professionals' approach to children in hospitalization situations," "What professionals consider as playful activities," "How the use of playfulness interferes in care," and "What the hospital institution can do to encourage and facilitate the use of playfulness." Conclusion: This study revealed that professionals, despite not having received training on playfulness and play during their education, demonstrate enthusiasm and awareness regarding the use of playfulness in hospital environments. Furthermore, it was observed that the hospital institution still needs to make the use of playfulness a mandatory routine in nursing care, as well as documenting the actions performed for the child.
Palavras-chave: Criança
Hospitalização
Lúdico
Brinquedos
CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INISA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12845
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

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