Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJanine Juli de Morais Lima-
dc.date.accessioned2025-10-29T20:37:05Z-
dc.date.available2025-10-29T20:37:05Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12841-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) has been increasingly diagnosed in children, drawing attention from the fields of health, education, and public policy. However, the rise in diagnoses has not been accompanied by validated protocols for the Brazilian population. This dissertation aimed to investigate the criteria used in the referrals of children suspected of having ASD for assessment and treatment, analyzing clinical documents through the lens of Historical-Cultural Psychology. The research is grounded in the understanding that human development is a dynamic and socially mediated process, and that referrals are not neutral, but rather practices shaped by values, discourses, and cultural expectations. The methodology was qualitative in nature, characterized as a case study conducted in a specific context, with a focus on the document analysis of referrals for assessment and treatment issued by a clinic specialized in Applied Behavior Analysis (ABA). The analysis revealed a prevalence of standardized prescriptions, lack of individualized clinical justifications, predominance of medical prescriptions without interdisciplinary dialogue, and the invisibility of children's singularities. The results point to the need for a critical review of referral practices and greater coordination among healthcare professionals, especially regarding the construction of the therapeutic plan. This dissertation contributes to the debate on the medicalization of childhood, professional training, and the ethical and technical challenges of psychological assessment in the field of ASD.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
dc.subjectEncaminhamento clínico-
dc.subjectAvaliação psicológica-
dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural-
dc.subjectMedicalização da infância.-
dc.titleCritérios de encaminhamentos de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista para tratamento: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alexandra Ayach Anache-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido cada vez mais diagnosticado em crianças, despertando atenção nas áreas da saúde, educação e políticas públicas. No entanto, o aumento dos diagnósticos não tem sido acompanhado de protocolos validados para população brasileira. Esta dissertação teve como objetivo investigar os critérios utilizados nos encaminhamentos de crianças com suspeita de TEA para avaliação e tratamento, analisando documentos clínicos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa fundamenta-se no entendimento de que o desenvolvimento humano é um processo dinâmico e socialmente mediado, e que os encaminhamentos não são neutros, mas práticas permeadas por valores, discursos e expectativas culturais. A metodologia foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso por ter sido realizada em um contexto específico, com foco na análise documental de encaminhamentos para avaliação e tratamento produzidos em uma clínica especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A análise revelou uma prevalência de prescrições padronizadas, ausência de justificativas clínicas individualizadas, predominância de prescrições médicas sem diálogo interdisciplinar e invisibilidade das singularidades infantis. Os resultados apontam para a necessidade de revisão crítica das práticas de encaminhamento e maior articulação entre os profissionais da saúde, em especial no que diz respeito à construção do plano terapêutico. A dissertação contribui para o debate sobre a medicalização da infância, a formação profissional e os desafios éticos e técnicos da avaliação psicológica no campo do TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.