Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWildes Ernesto Matlombe-
dc.date.accessioned2025-10-20T17:01:47Z-
dc.date.available2025-10-20T17:01:47Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12802-
dc.description.abstractThis research, developed in the Graduate Program (Master's) in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas Campus (CPTL), and linked to the Public Policy and Teacher Training research line, focuses on the educational function of the Maciene Open Museum. Its general objective is to analyze the contribution of the Maciene Open Museum to children's educational development. Consequently, its specific objectives include identifying the activities carried out at the Museum for children's educational development; explaining the Museum's pedagogical functions in children's educational development; and describing the historical characteristics of the Maciene Open Museum from the perspective of the educational community. It is structured around the question of how the Maciene Open Museum can contribute to children's educational development. Methodologically, the research suggests a qualitative approach, supported by documentary analysis and data collected and organized through interviews with students and teachers participating in training projects linked to the Maciene Open Museum. The research suggests that the Museum plays an important role in education, as well as in the Maciene community, as children learn through the objects and learn to conserve and preserve historical sites. Furthermore, the research indicates that the Museum plays a significant role in the education of individuals living in the community where the Museum is located and in the study of the past and the struggles of this people through the objects.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções dos Museus. Educação Patrimonial. Museu aberto de Maciene. Crianças-
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO MUSEU NO PROCESSO FORMATIVO DE CRIANÇAS: UM ESTUDO SOBRE O MUSEU ABERTO DE MECIENE-CHONGOENE EM MOÇAMBIQUEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo Fioravante Giareta-
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores, tem como objeto a função educativa do Museu aberto de Maciene. Responde pelo objetivo geral de analisar a contribuição do Museu aberto de Maciene, no processo de formação das crianças. Consequentemente, pelos objetivos específicos de identificar as atividades realizadas no Museu para processo formativo das crianças; explicar as funções pedagógicas do Museu no processo de formação escolar das crianças; e descrever as características históricas do Museu aberto de Maciene na perspectiva da comunidade educativa. Estrutura-se a partir da problemática da análise de como o Museu aberto de Maciene pode contribuir para o processo formativo da criança? Metodologicamente, a pesquisa indica para uma análise qualitativa, com o aporte da Análise Documental e da análise dos dados levantados e organizados a partir da aplicação de Entrevista com discentes e docentes que participam de projetos formativos vinculados ao Museu aberto de Maciene. Como resultado da pesquisa é possível indicar que o Museu desempenha uma importante contribuição na educação, assim como na comunidade de Maciene, pois as crianças aprendem através dos objetos e aprendem a conservar e preservar os locais históricos. Ainda, a pesquisa indica que o Museu tem um papel relevante na formação dos sujeitos que vivem na comunidade onde está o Museu e no estudo do passado e das lutas deste povo através dos objetos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório de Defesa - Wildes - versão final.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.