Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12784
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM LEVANTAMENTO SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO
Autor(es): LEILE DEMETRIA CARVALHO
Primeiro orientador: CELIA REGINA DE CARVALHO
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral é analisar o uso da inteligência artificial generativa (IAG) na educação básica. Os objetivos específicos consistem em levantar e analisar produções publicadas no período de 2023 a 2025 que abordem o uso da inteligência artificial generativa na educação básica e, analisar as principais ferramentas de inteligência artificial generativa que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a metodologia bibliográfica, com pesquisas em artigos científicos, teses e dissertações. Nesse sentido, foram levantadas e analisadas 11 pesquisas acadêmicas com as palavras-chave inteligência artificial e educação básica. Os resultados do estudo apontam que as IAGs podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam utilizadas de maneira planejada, orientada, crítica e mediada pelos professores.
Abstract: The general objective of this study is to analyze the use of generative artificial intelligence (GAI) in basic education. The specific objectives are to survey and analyze publications from 2023 to 2025 that address the use of generative artificial intelligence in basic education and to analyze the main generative artificial intelligence tools that can be used in the teaching and learning process. To this end, a bibliographic methodology was used, with research in scientific articles, theses, and dissertations. In this sense, 11 academic studies were collected and analyzed using the keywords artificial intelligence and basic education. The results of the study indicate that GAI can contribute to the teaching and learning process, provided that it is used in a planned, guided, critical, and teacher-mediated manner.
Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa
Educação Básica
Ensino e Aprendizagem.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12784
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.