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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12772
Tipo: | Dissertação |
Título: | O BRINCAR E A CRIANÇA: NARRATIVAS DA INFÂNCIA NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
Autor(es): | BRENDA MIRELLE MOURA DE LIMA |
Primeiro orientador: | Albert Schiaveto de Souza |
Resumo: | A presente pesquisa de Mestrado vincula-se à linha de pesquisa Atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da gestante, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Fundamentada nos aportes da Sociologia da Infância, a pesquisa compreende a infância como um fenômeno plural, marcado por múltiplas formas de vivência, reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos para além do espaço escolar. Nesse contexto, a hospitalização emerge como uma experiência geralmente adversa, permeada por dor, ansiedade, medo e sentimentos de abandono, o que reforça a importância do brincar enquanto recurso genuíno de expressão, elaboração simbólica e promoção do bem-estar emocional infantil. Nessa fase, o brincar, se destaca como a forma mais genuína pela qual a criança expressa e elabora suas vivências, funcionando como um mecanismo essencial para o seu bem-estar emocional.O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções das crianças hospitalizadas sobre a importância e o impacto da brinquedoteca hospitalar em seu bem-estar emocional e recuperação, tomando suas próprias narrativas como eixo central da análise. Visando oferecer contribuições relevantes para a análise dos direitos fundamentais da infância, com ênfase na garantia e promoção desses direitos durante o período de hospitalização. O estudo foi realizado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) e adotou-se uma abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas e observações registradas em diário de bordo, o que possibilitou a identificação, interpretação e análise de padrões emergentes nas narrativas das crianças. Os resultados revelam elementos significativos para a compreensão de suas experiências e necessidades, destacando a brinquedoteca como espaço essencial não apenas de lazer, mas de cuidado, acolhimento e efetivação de direitos no ambiente hospitalar. |
Abstract: | The present Master’s research is linked to the research line Comprehensive health care for children, adolescents, and pregnant women, of the Graduate Program in Health and Development in the Center-West Region, of the Faculty of Medicine of the Federal University of Mato Grosso do Sul. Based on the contributions of the Sociology of Childhood, the research understands childhood as a plural phenomenon, marked by multiple forms of experience, recognizing children as subjects of rights beyond the school space. In this context, hospitalization emerges as a generally adverse experience, permeated by pain, anxiety, fear, and feelings of abandonment, which reinforces the importance of play as a genuine resource of expression, symbolic elaboration, and promotion of children’s emotional well-being. At this stage, play stands out as the most genuine way by which the child expresses and elaborates their experiences, functioning as an essential mechanism for their emotional well-being. The general objective is to investigate hospitalized children’s perceptions of the importance and impact of the hospital playroom on their emotional well-being and recovery, taking their own narratives as the central axis of analysis and contributing to the discussion of children’s fundamental rights, with emphasis on guaranteeing and promoting those rights during hospitalization. The study was carried out at the Maria Aparecida Pedrossian University Hospital (HUMAP-UFMS) and adopted a qualitative approach. Data were produced from interviews and observations recorded in a field diary, which made it possible to identify, interpret, and analyze emerging patterns in the children’s narratives. The results reveal significant elements for understanding their experiences and needs, highlighting the playroom as an essential space not only for leisure, but also for care, welcoming, and the realization of rights in the hospital environment. |
Palavras-chave: | Infância Brinquedoteca |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12772 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
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