Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12762
Tipo: Dissertação
Título: Fábulas Imediatistas: processo criativo e percepção da imagem
Autor(es): ELISEU DE ARAUJO PEREIRA
Primeiro orientador: Paulo Cesar Antonini de Souza
Resumo: Esta dissertação, elaborada como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Arte pelo curso de Mestrado Profissional em Artes em rede nacional (PROFARTES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo investigar de que maneira a percepção discente de obras de arte pode ser utilizada para estimular a criatividade no ensino de artes visuais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fenomenológica, centra-se na análise da obra pictórica da artista local Priscilla Pessoa, cuja poética fundamenta uma intervenção pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande/MS. A coleta de dados, realizada por meio de notas de campo, possibilitou a identificação de quatro categorias emergentes: (A) a importância da troca de ideias e da interação; (B) em tom de brincadeira; (C) criando um ambiente propício; e (D) a experimentação no processo criativo, que revelam aspectos centrais da experiência estudantil durante a intervenção. A análise dos dados revelou as potencialidades da criação artística no ensino de artes visuais em escolas públicas, sustentadas pela fenomenologia como base pedagógica. Esses resultados possibilitaram a revisão da intervenção e ampliaram a compreensão dos processos perceptivos diante de estímulos visuais, fortalecendo a capacidade de interpretação e expressão por meio das imagens. Como desdobramento, elaborou-se um recurso educacional de apoio a docentes, buscando contribuir com subsídios teóricos e práticos para a experiência de outras professoras e outros professores de arte, estimulando a criatividade e promovendo reflexões sobre o papel da imagem nos processos de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Fenomenologia, Ensino de artes visuais, Sequência didática, Criatividade, Educação básica
Abstract: This dissertation, prepared as part of the requirements for obtaining the Master’s degree in Arts through the PROFARTES (National Network Professional Master’s in Arts), linked to the Graduate Program in Arts (PPGARTES) of the Faculty of Arts, Letters and Communication (FAALC) at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), aims to investigate how students’ perception of works of art can be used to stimulate creativity in visual arts education. The research, based on a qualitative and phenomenological approach, focuses on the analysis of the pictorial work of the local artist Priscilla Pessoa, whose poetics supported a pedagogical intervention with 9th-grade students in a public school in Campo Grande/MS. Data collection, carried out through field notes, made it possible to identify four emerging categories: (A) the importance of exchanging ideas and interaction; (B) in a playful tone; (C) creating a favorable environment; and (D) experimentation in the creative process, which reveal central aspects of students’ experiences during the intervention. The data analysis revealed the potential of artistic creation in visual arts education in public schools, grounded in phenomenology as a pedagogical basis. These results led to the revision of the intervention and expanded the understanding of perceptive processes in response to visual stimuli, strengthening the capacity for interpretation and expression through images. As a development, an educational resource was created to support teachers, aiming to provide theoretical and practical contributions for the work of other art educators, fostering creativity and promoting reflections on the role of images in teaching and learning processes. Keywords: Phenomenology; Visual arts education; Didactic sequence; Creativity; Basic education
Palavras-chave: Fábulas Imediatistas: processo criativo e percepção da imagem
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12762
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PEREIRA E. A. - Fábulas Imediatistas.pdf47,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.