Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12671
Tipo: Dissertação
Título: CURRÍCULO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor(es): DAIANE GONZAGA RODRIGUES DOS SANTOS
Primeiro orientador: Armando Marino Filho
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo escolar do estado de Mato Grosso do Sul, problematizando de que maneira ele implica a formação do pensamento teórico dos estudantes dos Anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi orientado pelas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), tendo como eixo norteador a disciplina de Língua Portuguesa — especificamente a leitura e a escrita no processo de alfabetização — tomada aqui como exemplo de materialização do currículo, e não como foco de aprofundamento disciplinar. Definiu-se como objetivo geral analisar a relação entre os conteúdos do currículo escolar e a formação do pensamento teórico dos estudantes. Como objetivos específicos, buscou-se: a) identificar e separar as unidades de sentido que compõem o currículo; b) descrever aquelas relacionadas diretamente ao desenvolvimento do pensamento teórico; c) verificar se esses conteúdos estão em consonância com as necessidades de aprendizagem das crianças; e d) compreender como os conteúdos de Língua Portuguesa contribuem — ou não — para o processo de formação do pensamento teórico. O percurso metodológico fundamentou-se no Materialismo Histórico-Dialético e utilizou a técnica dos Núcleos de Significação como instrumento de análise qualitativa, de modo a apreender sentidos e contradições expressos no currículo. A pesquisa documental e bibliográfica envolveu a análise da BNCC e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, articulados ao referencial teórico de autores como Duarte (2016a); Gama e Duarte (2017); Davidov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016); Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos e Oliveira (2020); Saviani (2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes e Macedo (2011); Luria (1987, 1988), que forneceram a base para a análise proposta. Os achados indicam que, embora o currículo estadual declare a intenção de promover uma formação integral, sua organização centrada em competências e habilidades fragmentadas limita a apropriação do conhecimento historicamente elaborado e, por consequência, o desenvolvimento do pensamento teórico. Observou-se que, em Língua Portuguesa, a prioridade dada à aprendizagem mecânica da leitura e da escrita reduz a potencialidade da linguagem como mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Conclui-se, portanto, pela necessidade de uma revisão crítica do currículo, a fim de superar a fragmentação e favorecer práticas pedagógicas que integrem conteúdo e forma, articulando a prática social ao conhecimento científico e possibilitando o desenvolvimento humano em sua totalidade. Palavras-chave: currículo escolar; Mato Grosso do Sul; Teoria Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico Crítica; pensamento teórico.
Abstract: This research examined the school curriculum of the state of Mato Grosso do Sul, questioning how it implies the development of theoretical thinking among students in the early years of Elementary Education. The study was guided by the perspectives of Historical-Cultural Theory (HCT) and Historical-Critical Pedagogy (HCP), with the Portuguese Language — specifically reading and writing in the literacy process — taken as an example of curriculum materialization, rather than as the central disciplinary focus. The general objective was to analyze the relationship between curriculum content and the formation of students’ theoretical thinking. The specific objectives were: a) to identify and separate the units of meaning that make up the curriculum; b) to describe those directly related to the development of theoretical thinking; c) to verify whether such contents are consistent with children’s learning needs; and d) to understand how the Portuguese Language contents contribute — or not — to the process of theoretical thinking formation. The methodological path was grounded in Historical-Dialectical Materialism and used the Cores of Meaning technique as a qualitative tool for analyzing contradictions and meanings expressed in the curriculum. The documentary and bibliographic research involved the analysis of the BNCC (National Common Core Curriculum) and the Curriculum of Reference of Mato Grosso do Sul, articulated with the theoretical contributions of Duarte (2016a); Gama & Duarte (2017); Davydov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016); Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos & Oliveira (2020); Saviani (2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes & Macedo (2011); and Luria (1987, 1988), which provided the basis for the proposed analysis. Findings indicate that, although the state curriculum claims to promote integral education, its organization centered on fragmented skills and competencies restricts the appropriation of historically elaborated knowledge and, consequently, the development of theoretical thinking. In the case of Portuguese Language, the emphasis on mechanical learning of reading and writing reduces the potential of language as a mediating tool for the development of higher psychological functions. It is therefore concluded that a critical review of the curriculum is necessary in order to overcome fragmentation and promote pedagogical practices that integrate content and form, linking social practice to scientific knowledge and enabling human development in its entirety. Keywords: school curriculum; Mato Grosso do Sul; Historical-Cultural Theory; Historical-Critical Pedagogy; theoretical thinking.
Palavras-chave: currículo escolar
Mato Grosso do Sul
teoria Histórico-Cultural
pedagogia Histórico-Crítica
pensamento teórico.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12671
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Daiane_Santos_UFMS_Dissertaçã_Arquivo atual.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.