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Tipo: Dissertação
Título: Invariantes Operatórios e a Compreensão da Definição Formal de Limite de Função: Uma Análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Autor(es): Alex Vinicius de Bastos Rangel
Primeiro orientador: Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os invariantes operatórios mobilizados por estudantes dos cursos de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ao enfrentarem situações elaboradas para favorecer a compreensão da definição formal de Limite de uma função em um ponto. Fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, a investigação analisa os teoremas em ação expressos pelas representações e estratégias dos estudantes. A metodologia adotada é a Engenharia Didática, contemplando as etapas de análise preliminar, concepção e análise a priori da sequência didática, experimentação e análise a posteriori com validação. A sequência didática proposta foi aplicada a duas duplas de estudantes, uma do curso de licenciatura e outra do curso de bacharelado, e foi composta por onze atividades organizadas em três sessões, centradas na construção progressiva da noção de distância e suas representações algébricas e geométricas, culminando na notação característica da definição formal de Limite de funções. Os resultados evidenciaram que os estudantes mobilizaram diferentes teoremas em ação ao longo das atividades, manifestando filiações com conceitos trabalhados em situações vivenciadas anteriormente, especialmente no uso de desigualdades, intervalos, representações gráficas e operações com módulo. A análise a posteriori revelou também que alguns desses teoremas em ação, que não contribuíam para a compreensão dos elementos relacionados à definição formal de Limite, foram abandonados, houve ruptura, e substituídos por outros mais pertinentes, como, por exemplo, um que envolvia a noção de distância. Isso foi possível graças ao enfrentamento das atividades que exigiam a generalização algébrica da ideia de aproximação, via épsilon e delta, trabalhadas com os estudantes na sequência didática.
Abstract: This research aims to investigate the operative invariants mobilized by Mathematics students at the Federal University of Mato Grosso do Sul when facing situations designed to foster the understanding of the formal definition of the limit of a function at a point. Grounded in Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields, the study analyzes the theorems-in-action expressed through the students' representations and strategies. The adopted methodology is Didactical Engineering, encompassing the stages of preliminary analysis, design and a priori analysis of the didactical sequence, experimentation, and a posteriori analysis with validation. The proposed didactical sequence was implemented with two pairs of students—one from the teaching degree program and the other from the bachelor's program—and consisted of eleven activities organized into three sessions. These activities focused on the progressive construction of the notion of distance and its algebraic and geometric representations, culminating in the characteristic notation of the formal definition of limit. The results showed that students mobilized different theorems-in-action throughout the activities, revealing affiliations with concepts previously encountered, especially in their use of inequalities, intervals, graphical representations, and operations involving absolute value. The a posteriori analysis also revealed that some of these theorems-in-action, which did not contribute to the understanding of elements related to the formal definition of limit, were abandoned—ruptured—and replaced by more pertinent ones, such as one involving the notion of distance. This shift was made possible through the challenges posed by activities requiring the algebraic generalization of the idea of approximation, by epsilon and delta, as developed with the students during the didactical sequence.
Palavras-chave: Teoremas em ação
Definição formal de Limite
Teoria dos Campos Conceituais
Filiações e Rupturas
Sequência Didática.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12653
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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