Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Maria Gorette dos-
dc.creatorLoureiro, Marisa Dias Rolan-
dc.creatorSilva, Maria da Graça da-
dc.date.accessioned2012-04-17T19:01:58Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationREIS, Maria Gorette dos; LOUREIRO, Marisa Dias Rolan; SILVA, Maria da Graça da. Aplicação da metodologia da assistência a pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em pulsoterapia: uma experiência docente. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 60, n. 2, abr. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200020&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000200020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1259-
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de experiência do ensino de Enfermagem Clínica para alunos de graduação, no qual foi utilizada a metodologia de assistência de enfermagem como estratégia de ensino. Aplicada a pessoas adultas, portadoras de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), em sua maioria mulheres jovens, submetidas a pulsoterapia, uma modalidade terapêutica que, por meio da imunossupressão, reduz o processo inflamatório causado pelos autoanticorpos. Desta forma, a assistência é sistematizada, individualizada e integral e permite ao acadêmico, oportunidades singulares para correlação teórico-prática, com a aplicação de conhecimentos básicos da área de formação, contextualização do processo saúde-doença e focalização ampliada para além do biológico, abrangendo aspectos emocionais, sociais e espirituais e oportunidade para o aluno avaliar as diversas nuanças que interferem nas condições de assistência oferecidas pelos serviços públicos de saúde.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research is an experience report of clinical teaching for undergraduate nursing students, to whom it was used the assistance methodology as a teaching strategy. It was applied in adults, sufferingSystemic Erythematosus Lupus, young women, in majority, who were submitted to drug pulse therapy, a therapeutic modality which, through immunesuppression, reduces the inflammatory process caused by selfantibody. This way, the assistance is systemized, individualized and integral and it allows single opportunities of theoric-pratic correlation for the students, with the application of basic knowledge of the formation area, context of the health-disease process and the focus going beyond the biologic, including emotional, social and spiritual aspects and opportunities for the student to evaluate several factors that interfere in the assistance conditions offered by public health services.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPulsoterapiapt_BR
dc.subjectPrestação de Cuidados de Saúdept_BR
dc.subjectLúpus Eritematoso Sistêmicopt_BR
dc.subjectPulse Therapy, Drugpt_BR
dc.subjectDelivery of Health Carept_BR
dc.subjectLupus Erythematosus, Systemicpt_BR
dc.titleAplicação da metodologia da assistência a pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em pulsoterapia: uma experiência docentept_BR
dc.title.alternativeApplication of assistance methodology in patients suffering Systemic Erythematosus Lupus in drug pulse therapy: a teaching experiencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000200020-
Aparece nas coleções:CCBS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicacao da metodologia da assistencia.pdf106,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.