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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12413
Tipo: | Tese |
Título: | Study and research paths for statistics teacher education in secondary school |
Autor(es): | Janielly Taila dos Santos Verbisck |
Primeiro orientador: | Marilena Bittar |
Resumo: | Esta tese contribui para a linha de pesquisa desenvolvida no âmbito da teoria antropológica do didático (TAD) sobre a mudança de paradigma pedagógico que se inicia em nossos sistemas educacionais atuais, visando evoluir do monumentalismo ou paradigma da visita às obras para o paradigma do questionamento do mundo. A TAD propõe o desenho e a implementação de novos dispositivos didáticos denominados percursos de estudo e pesquisa (PEP) e PEP para a formação de professores (PEP-FP), com o objetivo de avançar no estudo das condições que facilitam a mudança de paradigma nas instituições educativas atuais, assim como das restrições que dificultam seu desenvolvimento. Nesse contexto, nossa pesquisa centra-se na formação de professores de matemática dos ensinos fundamental e médio no domínio da estatística. Apoia-se em uma metodologia global da engenharia didática — integrando a análise preliminar, a análise a priori, a análise in vivo e a análise a posteriori — no contexto da formação docente no Brasil. A análise preliminar examina as concepções dominantes da estatística e da formação docente em estatística nas universidades brasileiras, alinhando-as com dois modelos principais: a “estatística conceitualista” e a “ciência de dados”. A seguir, apresentam-se três estudos baseados no desenho e implementação de um PEP-FP, seguindo três rondas de um processo de engenharia didática. O primeiro consiste em um PEP-FP piloto baseado em uma questão geradora sobre a distribuição da água no Brasil, desenvolvido online com professores de matemática em formação inicial. O segundo corresponde a um PEP-FP com a mesma questão geradora, implementado online com professores em exercício. Sua análise in vivo e a posteriori permite destacar as condições e restrições associadas ao tratamento de dados estatísticos nos ensinos fundamental e médio. O terceiro e último estudo envolve um PEP-FP presencial com professores em formação inicial que atuavam como residentes pedagógicos em escolas de ensinos fundamental e médio. Esse PEP-FP incluiu diversas implementações de processos de investigação em escolas, desenhados e conduzidos pelos professores em formação. Os resultados evidenciam o papel dos PEP-FP para tornar visíveis e trabalhar com os professores em formação dois fenômenos didáticos relevantes. O primeiro e principal é a invisibilidade do tratamento de dados no ensino de estatística nos ensinos fundamental e médio e na universidade. O segundo diz respeito ao predomínio de uma forma particular de “aplicacionismo” na formação estatística universitária e na formação de professores dos ensinos fundamental e médio. |
Abstract: | This dissertation contributes to the line of research developed within the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) on the change of pedagogical paradigm that begins in our current educational systems, which intend to evolve from the monumentalism or paradigm of visiting works to the paradigm of questioning the world. The ATD proposes the design and implementation of new instructional formats called study and research paths (SRPs) and SRPs for teacher education (SRPs-TE) to progress in the study of the conditions that facilitate the change of paradigm in current education institutions, as well as the constraints that hinder its development. Within this context, our research focuses on secondary school mathematics teacher education in the domain of statistics. It is underpinned by the overarching methodology of didactic engineering—integrating preliminary analysis, a priori analysis, in vivo analysis, and a posteriori analysis—in the context of teacher education in Brazil. The preliminary analysis examines dominant conceptions of statistics and teacher education concerning statistics in Brazilian universities, aligning them with two primary models: “conceptualist statistics” and “data science”. It is followed by three studies based on the design and implementation of an SRP-TE following three rounds of didactic engineering. The first round consists of a pilot online SRP-TE with preservice mathematics teachers based on a generating question about water distribution in Brazil. The second round corresponds to an online SRP-TE based on the same generating question but that amounted for an entire course for in-service teachers. It’s in vivo and a posteriori analysis highlighted the conditions and constraints associated with addressing data treatment at secondary level. The third and final round investigated a face-to-face SRP-TE with preservice teachers acting as pedagogical residents in secondary schools. This SRP-TE included various implementations of inquiry processes in secondary schools designed and managed by the preservice teachers. The results highlight the role of SRP-TE in making visible and working with pre-service teachers two relevant didactic phenomena. The first and main one is the invisibility of data processing in the teaching of statistics at secondary and tertiary levels. The second corresponds to the predominance of a particular form of “applicationism” in statistics university education and in secondary school teacher education. |
Palavras-chave: | xx |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12413 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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