Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12401
Tipo: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS
Autor(es): Aline Pires Costa
Primeiro orientador: Paulo Fioravante Giareta
Resumo: O avanço histórico do trabalho com a Educação Infantil a partir de marcos teórico-metodológicos e concepções político-pedagógicas, acabam por impactar de forma direta e profunda na formação dos profissionais para atuar na Educação Infantil, demandando a produção de processos de formação plena dos professores, mas sem desconsiderar as especificidades desta etapa educativa. O Curso de Pedagogia, passou a responder, no sistema educacional brasileiro, como espaço formativo que guarda o conjunto das intencionalidades político-pedagógica e as expectativas teórico-práticas de uma formação docente em diálogo com as novas exigências e especificidades da Educação Infantil. Portanto, a presente pesquisa se estrutura a partir do problema-hipótese de que as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, também as inerentes as atuais reformas curriculares para formação de professores, acabam, tanto não possibilitando o aprofundamento teórico-metodológico capaz de instrumentalizar o pedagogo em sua atuação como docente na educação infantil, quanto não possibilita uma aproximação e leitura mais contextualizada da especificidade dos desafios no âmbito da sua formação para atuar na educação. Assim, a partir da análise dos PPCs, busca responder ao problema central de como as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, incluindo aquelas decorrentes das atuais reformas curriculares, impactam a formação teórico-metodológica do pedagogo? A pesquisa responde pelo objetivo geral de analisar a formação inicial no âmbito dos Cursos de Pedagogia na Universidade face as demandas e especificidades da atuação docente na educação infantil. Metodologicamente, com aporte na abordagem qualitativa, a pesquisa se estrutura como um exercício crítico-analítico, com contribuição da técnica da Análise de Documental, por meio da análise dos PPCs – Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados no âmbito da universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesse sentido, espera-se contribuir, a partir da análise da proposta político pedagógica da universidade para o Curso de Pedagogia, dentre os demais documentos e políticas por onde permeiam a proposta pedagógica da formação de professores para atuar na educação infantil, a luz de uma análise crítica, dos processos de formação de professores para atuar na educação infantil. Palavras-chave: Formação inicial. Projeto pedagógico. Educação infantil.
Abstract: The historical advance of work with Early Childhood Education, based on theoretical-methodological frameworks and political-pedagogical concepts, ended up having a direct and profound impact on the training of professionals to work in Early Childhood Education, demanding the production of full teacher training processes, but without disregarding the specificities of this educational stage. In the Brazilian education system, the Pedagogy course has come to be seen as a training space that holds all the political-pedagogical intentions and theoretical-practical expectations of teacher training in dialogue with the new demands and specificities of Early Childhood Education. Therefore, this research is based on the problem-hypothesis that the training demands placed on the Pedagogy course, as well as those inherent in the current curricular reforms for teacher training, end up not only failing to provide the theoretical-methodological depth capable of equipping the pedagogue in their work as a teacher in early childhood education, but also failing to provide a more contextualized approach and reading of the specificity of the challenges within the scope of their training to work in education. General objective: To analyze initial training within the scope of Pedagogy Courses at the University in the face of the demands and specificities of teaching in early childhood education Specific objectives: To study the characteristics of the proposal for initial training in early childhood education within the scope of UFMS Pedagogy Courses; To analyze the theoretical, political and cultural conceptions and the legal bases that guide UFMS pedagogy PPCs; To understand the potential and limits of initial training to work in early childhood education developed in UFMS pedagogy courses. Using a qualitative approach, the research is structured as a critical-analytical exercise, with the contribution of the Documentary Analysis technique, by analyzing the PPCs - Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses offered at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The guidelines and norms of early childhood education policy and teacher training policy must be present in the Political Pedagogical Projects of the degree courses. In this sense, we hope to reflect on the historical and legal aspects of the university's political-pedagogical proposal, among the other documents and policies that permeate the pedagogical proposal for training teachers to work in early childhood education, in the light of the Historical-Cultural Theory in the pedagogical projects of the degree courses through the Pedagogy Courses offered by the Federal University of Mato Grosso do Sul. Keywords: Initial training. Pedagogical project. Early childhood education.
Palavras-chave: Formação inicial. Projeto pedagógico. Educação infantil.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12401
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório de Defesa Aline Pires 1.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.