Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLINCOLN CÉSAR GOMES LIMA-
dc.date.accessioned2025-08-04T14:18:35Z-
dc.date.available2025-08-04T14:18:35Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12388-
dc.description.abstractThis paper explores the use of the Hypothetical Computer HV as an educational tool for teaching programming and computing systems. The model provides a visual and interactive approach, assisting students in understanding fundamental concepts such as algorithms, memory, and computational logic. The study is based on the Design Science Research (DSR) methodology and includes the creation of a technological artifact applied in a practical case study. Expected results include improved accessibility to programming education, increased interest in the IT field, and development of critical skills for beginners.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleUma Abordagem Educacional com o Computador Hipotético HV: Facilitando o Ensino de Programação Introdutóriapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.contributor.advisor1AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR-
dc.description.resumoEste artigo explora o uso do Computador Hipotético HV como ferramenta educacional para ensino de programação e sistemas de computação. O modelo oferece uma abordagem visual e interativa, auxiliando estudantes no entendimento de conceitos fundamentais como algoritmos, memória e lógica computacional. O estudo baseia-se na metodologia Design Science Research (DSR) e inclui a criação de um artefato tecnológico aplicado em um estudo de caso prático. Os resultados esperados incluem maior acessibilidade ao aprendizado de programação, estímulo ao interesse pela área de TI e desenvolvimento de habilidades críticas para iniciantes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
22948.pdf198,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.