Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12282
Tipo: Dissertação
Título: Crise da Biodiversidade: Tendências Científicas e as Concepções dos Professores de Ciências da Natureza
Autor(es): LUCAS FELIPE LEITE DE OLIVEIRA PEREIRA
Primeiro orientador: Tatiane do Nascimento Lima
Resumo: A biodiversidade engloba todas as variedades de vida do planeta Terra e a sua conservação é fundamental para o equilíbrio ambiental de todos os ecossistemas. Eventos como as mudanças climáticas e o desmatamento desenfreado têm ocasionado uma verdadeira crise da biodiversidade (perda massiva de seres vivos), o que representa um sério problema socioambiental para as futuras gerações. O objetivo deste trabalho foi avaliar: I) por meio de bibliometria e análise de conteúdo, as tendências científicas sobre a Crise da Biodiversidade e II) por meio de entrevistas, avaliar as concepções dos professores de Ciências da Natureza sobre o tema Crise da Biodiversidade. Os resultados encontrados demonstraram que a produção bibliográfica abarcando à crise da biodiversidade no ensino não está centralizada em um país, um autor ou mesmo um grupo de pesquisa. O Brasil se destaca entre as produções, visto que na plataforma Scielo a grande maioria dos artigos era de autores e instituições brasileiras. A produção científica apresenta tendências de estímulo à discussão em sala de aula em torno da Crise da biodiversidade no ensino, com foco nas questões socioambientais, valorizando uma educação que dialogue com o desenvolvimento sustentável, a sensibilização ambiental e a educação ambiental. Ademais, o diagnóstico sobre as concepções dos professores de Ciências da Natureza em relação à crise da biodiversidade revelou que, embora os professores tenham conhecimento e abordem o tema em suas aulas, essas aulas não estão alinhadas com as tendências discutidas nas pesquisas científicas globais. De forma que, em sua maioria, as aulas são expositivas com foco nos conceitos. Não havendo destaque, a relação para a crise da biodiversidade e as questões sociais. Esse fato dificulta o entendimento sistêmico da crise da biodiversidade, não havendo interrelação entre a natureza e as nossas sociedades. Dessa forma, sugere-se que a educação traga essas discussões para o ensino nas salas de aula, de uma forma sistematizada. Colocando o ambiente no centro das discussões e não ao lado, como um ponto conceitual discutido nas diversas esferas educativas. É importante destacar a ideia de que tudo está conectado e reconhecer que a crise da biodiversidade, assim como outros eventos ambientais, não é um evento isolado, mas global, que afeta todos nós enquanto sociedade que coabita um planeta.
Abstract: Biodiversity encompasses all varieties of life on planet Earth, and its conservation is fundamental for the environmental balance of all ecosystems. Events such as climate change and rampant deforestation have caused a true biodiversity crisis (massive loss of living beings), which represents a serious socio-environmental problem for future generations. The objective of this work was to evaluate: I) through bibliometry and content analysis, the scientific trends on the Biodiversity Crisis and II) through interviews, to assess the conceptions of Natural Sciences teachers on the topic of the Biodiversity Crisis. The results found demonstrated that the bibliographic production encompassing the biodiversity crisis in education is not centralized in one country, one author, or even one research group. Brazil stands out among the productions, as on the Scielo platform the vast majority of the articles were by Brazilian authors and institutions. Scientific production shows trends of encouraging classroom discussion around the Biodiversity Crisis in education, focusing on socio-environmental issues, valuing an education that engages with sustainable development, environmental awareness, and environmental education. Moreover, the diagnosis on the conceptions of Natural Sciences teachers regarding the biodiversity crisis revealed that, although the teachers have knowledge and address the topic in their classes, these classes are not aligned with the trends discussed in global scientific research. Thus, for the most part, the classes are expository with a focus on concepts. Without highlighting, the relationship between the biodiversity crisis and social issues. This fact hinders the systemic understanding of the biodiversity crisis, as there is no interrelation between nature and our societies. In this way, it is suggested that education bring these discussions into the classroom in a systematic manner. Placing the environment at the center of discussions and not on the side, as a conceptual point discussed in various educational spheres. It is important to highlight the idea that everything is connected and to recognize that the biodiversity crisis, like other environmental events, is not an isolated event, but a global one, that affects all of us as a society cohabiting a planet.
Palavras-chave: Biodiversidade. Crise. Tendências.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12282
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.