Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12252
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Retratos transmaculinos
Autor(es): CALEB LUÍS GONÇALVES FREITAS ROQUE LOPES
Primeiro orientador: RODRIGO SOMBRA SALES CAMPOS
Resumo: O trabalho de conclusão de curso “Retratos Transmasculinos” é um fotolivro autoral que retrata homens trans e transmasculinos a partir de uma perspectiva intimista e sensível. O projeto nasce da vivência e da necessidade do autor em promover essas vidas.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o fotolivro Retratos Transmasculinos, uma produção autoral que busca visibilizar e afirmar a existência de homens trans e pessoas transmasculinas por meio do retrato fotográfico. Este projeto parte de uma inquietação pessoal minha diante da ausência de representações positivas e plurais de pessoas transmasculinas na cultura visual brasileira. A partir de retratos intimistas, realizados em colaboração com as pessoas fotografadas, e fragmentos textuais retirados de entrevistas com cada uma delas, o fotolivro constrói uma narrativa afetiva que transita entre o individual e o coletivo, entre o político e o poético. O trabalho está fundamentado nos estudos de gênero e teoria queer, com destaque para as contribuições de Judith Butler, Jack Halberstam, Raewyn Connell, Susan Stryker, e autores brasileiros como Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira. Além de refletir sobre a performatividade do gênero e a pluralidade das masculinidades, o projeto discute o conceito de transmasculinidade como identidade que desafia a normatividade e produz novas formas de ser e estar no mundo. A opção pelo fotolivro como suporte final está ancorada na ideia de que ele permite uma narrativa visual sequencial e afetiva, promovendo uma experiência íntima entre leitor e retratado. O trabalho também traz o autor como personagem e narrador, reafirmando a potência do autorretrato e da autobiografia no campo das artes visuais. Assim, Retratos Transmasculinos tem por objetivo ser não apenas um produto artístico, mas também um gesto político e um documento histórico. Ele contribui para a construção de um acervo visual transcentrado, rompe com a lógica de apagamento e propõe novas formas de olhar, de escutar e de representar corpos dissidentes com respeito e humanidade.
Palavras-chave: Fotolivro
transmasculinidade
retrato.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12252
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Audiovisual - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
28556.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.