Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | EDUCANDO E APRENDENDO: A JORNADA DE UMA PIBIDIANA NA ESCOLA |
Autor(es): | ISABELY DE LIMA CABREIRA |
Primeiro orientador: | JANETE ROSA DA FONSECA |
Resumo: | Capítulo de relato de experiência prática de uma Pibidiana, destacando estratégias inovadoras de alfabetização, superação de desafios em sala de aula e o impacto do contexto cultural na formação docente e no aprendizado dos alunos. |
Abstract: | Este estudo relata as experiências de uma participante do PIBID (2022–2024), destacando desafios de adaptação, impacto da pandemia na aprendizagem e estratégias para a alfabetização. Enfatiza a valorização da cultura local na educação, especialmente no Pantanal, e analisa o papel do programa MS Alfabetiza. Os resultados mostram que a experiência prática fortalece a formação docente, promovendo confiança e habilidades pedagógicas, além de ressaltar a importância da integração cultural no ensino. |
Palavras-chave: | PIBID formação docente alfabetização cultura local educação. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
22122.pdf | 139,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.