Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192
Tipo: Capítulo de Livro
Título: EDUCANDO E APRENDENDO: A JORNADA DE UMA PIBIDIANA NA ESCOLA
Autor(es): ISABELY DE LIMA CABREIRA
Primeiro orientador: JANETE ROSA DA FONSECA
Resumo: Capítulo de relato de experiência prática de uma Pibidiana, destacando estratégias inovadoras de alfabetização, superação de desafios em sala de aula e o impacto do contexto cultural na formação docente e no aprendizado dos alunos.
Abstract: Este estudo relata as experiências de uma participante do PIBID (2022–2024), destacando desafios de adaptação, impacto da pandemia na aprendizagem e estratégias para a alfabetização. Enfatiza a valorização da cultura local na educação, especialmente no Pantanal, e analisa o papel do programa MS Alfabetiza. Os resultados mostram que a experiência prática fortalece a formação docente, promovendo confiança e habilidades pedagógicas, além de ressaltar a importância da integração cultural no ensino.
Palavras-chave: PIBID
formação docente
alfabetização
cultura local
educação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
22122.pdf139,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.