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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ganha-Pão nutrição e capacitação para a inclusão de jovens em situação de acolhimento
Autor(es): SARAH DE SOUZA SILVA
Primeiro orientador: PATRICIA VIEIRA DEL RE
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever o projeto de extensão que teve como foco capacitar adolescentes em situação de acolhimento institucional para o ingresso no mercado de trabalho, por meio de oficinas de manipulação de alimentos direcionadas à inclusão social e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como um relato de experiência, realizado no segundo semestre de 2023 com 17 jovens, de 14 a 17 anos, oriundos de dois abrigos na cidade de Campo Grande (MS). As atividades foram realizadas no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), compondo aulas teóricas sobre Higiene e Boas Práticas de Manipulação e oficinas práticas de preparo culinário. Os resultados indicaram alto engajamento dos participantes, com aquisição de conhecimentos técnicos específicos, emissão de certificação e relatos de avanços nas perspectivas educacionais e laborais. Conclui-se que tal abordagem contribuiu para o desenvolvimento de habilidades práticas e para o alargamento das perspectivas educacionais e profissionais dos adolescentes participantes, apontando a relevância de ações similares na promoção da inclusão social e profissional.
Abstract: This study aimed to describe an outreach project focused on training adolescents in institutional care for entry into the job market through food handling workshops aimed at social and professional inclusion. It is a descriptive study, characterized as an experience report, conducted in the second half of 2023 with 17 adolescents, aged 14 to 17, from two shelters in the city of Campo Grande (MS), Brazil. The activities were carried out at the Dietetic Technique Laboratory of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), and included theoretical classes on hygiene and good food handling practices, as well as practical culinary preparation workshops. The results indicated high levels of participant engagement, acquisition of specific technical knowledge, issuance of certificates, and reports of improved educational and employment prospects. It is concluded that this approach contributed to the development of practical skills and to the broadening of educational and professional horizons for the participating adolescents, highlighting the relevance of similar initiatives in promoting social and professional inclusion.
Palavras-chave: Adolescente
Educação Alimentar e Nutricional
Serviços de Alimentação
Capacitação Profissional
Mercado de Trabalho
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12151
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Nutrição - Bacharelado (FACFAN)

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