Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTuane Pacheco-
dc.date.accessioned2025-06-23T20:41:22Z-
dc.date.available2025-06-23T20:41:22Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11976-
dc.description.abstractIn this research, I explore the potential of Afrocentricity from the perspective of a researcher, paving the way for an Afrocentric methodological path, with the aim of investigating how Afrocentricity can reverberate in the continuing education of mathematics teachers beyond the role of educator. The research took place before, during and after an online workshop entitled: “Afrocentricity and Mathematics Education: Building Support Networks”, whose methodological construction was developed during the research, with Afrocentricity as its theoretical basis, whose Analytical Categories and Processes of Transformation of Consciousness were categories of analysis of the data produced throughout the four workshop meetings. The results discussed in each chapter highlight the fragmentation of black identity and point to the importance of Psychological, Social and Cultural Location being central to their Afro-diasporic experiences. I conclude that it is essential for teacher education that training as a subject be taken as a priority. The distance from the racial center and epistemicide are conditioning factors for the feeling of displacement that permeates and impedes the quilombola movement, a necessary collective construction strategy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Afrocentrada-
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectEducação Matemática-
dc.subjectProfessor negro.-
dc.titleO QUE PODE U PROFESSORE AFROCENTRADE?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcio Antonio da Silva-
dc.description.resumoNesta pesquisa, exploro as potencialidades da Afrocentricidade pela ótica du pesquisadore. desbravando um caminho metodológico afrocêntrico, com o objetivo de investigar como a Afrocentricidade pode reverberar na formação continuada de professorus de matemática para além do ofício de educadore. A investigação se deu antes, durante e depois de uma oficina online intitulada: “Afrocentricidade e Educação Matemática: construindo redes de apoio”, cuja construção metodológica foi desenvolvida no caminhar com a pesquisa, tendo como aporte teórico a Afrocentricidade, cujas Categorias Analíticas e Processos de Transformação da Consciência foram categorias de análise dos dados produzidos ao longo dos quatro encontros da oficina. Os resultados discutidos em cada capítulo evidenciam a fragmentação da identidade negra e apontam para a importância da Localização Psicológica, Social e Cultural estar em centralidade com suas experiências afrodiaspóricas. Concluo que é indispensável para a formação de professorus que a formação enquanto sujeito seja tomada como prioridade. O afastamento do centro racial e o epistemicídio são fatores condicionantes para sentimento de deslocamento que atravessa e impede o aquilombamento, estratégia de construção coletiva necessária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Tuane Pacheco-1.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.