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Tipo: Dissertação
Título: A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO NO CÂMPUS DA UFMS EM NOVA ANDRADINA
Autor(es): Aryel Cerqueira Alvares
Primeiro orientador: Gabriel Gualhanone Nemirovsky
Resumo: Parafraseando Kant, a educação é um processo crucial para a formação de um indivíduo moral e autônomo. Atualmente, uma das grandes conquistas que podem ser alcançadas pelo cidadão é o ingresso na graduação, sobretudo, quando o curso é a principal opção do candidato, o sonho de uma vida inteira. No Brasil, as condições socioeconômicas impõem desafios aos graduandos para se manterem estudando. As altas taxas de evasão ao longo dos anos, sobretudo nas unidades universitárias públicas mais afastadas dos grandes centros, tem sido objeto de preocupação pelo Ministério da Educação e o Governo Federal. Para sanear esses desafios, o estado brasileiro desenvolve políticas públicas com o intuito de conter a evasão e aumentar as taxas de sucesso, a relação ingresso/egresso. Este trabalho foi desenvolvido a partir dessa preocupação estatal e a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com a análise da realidade local de um câmpus universitário público no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, o Câmpus de Nova Andradina da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA/UFMS), e a proposição de melhorias aplicáveis, que não envolvam necessariamente questões regulamentares e/ou orçamentárias que possam ser impeditivas. Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação Superior, Assistência Estudantil, Permanência Escolar, Evasão Escolar.
Abstract: Paraphrasing Kant, education is a crucial process for the formation of a moral and autonomous individual. Currently, one of the greatest achievements that can be achieved by citizens is admission to college, especially when the course is the candidate's main option, a lifelong dream. In Brazil, socioeconomic conditions impose challenges on undergraduate students to continue studying. The high dropout rates over the years, especially in public universities far from large cities, have been a concern for the Ministry of Education and the Federal Government. To address these challenges, the Brazilian state develops public policies with the aim of curbing dropout rates and increasing success rates, the enrollment/graduation ratio. This work was developed based on this state concern and the National Student Assistance Policy (PNAES), with the analysis of the local reality of a public university campus in the interior of the State of Mato Grosso do Sul, the Nova Andradina Campus of the Federal University Foundation of Mato Grosso do Sul (CPNA/UFMS), and the proposition of applicable improvements, which do not necessarily involve regulatory and/or budgetary issues that may be impediments. Keywords: Public Policies, Higher Education, Student Assistance, School Permanence, School Dropout.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11963
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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