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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11946
Tipo: | Dissertação |
Título: | Roda de Danças Brasileiras na Educação Infantil: Rodando, circulando, criando |
Autor(es): | Daynara Loubet de Barros |
Primeiro orientador: | Gabriela Di Donato Salvador Santinho |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada buscou observar, estudar e refletir sobre as rodas de danças populares brasileiras realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras Renda que Roda (MS), e por meio dos estudos apresentados elaboramos uma proposta de trabalho voltada para crianças da educação infantil da rede pública de ensino de Campo Grande - MS. Faz parte da proposta proporcionar para as crianças experiências corporais por meio das danças brasileiras, promovendo pensamentos e práticas não eurocêntricas, com uma abordagem apoiada no pensamento contra-colonial, defendido por Antônio Bispo dos Santos, Daniel Munduruku e pelo grupo de dança observado. Essa pesquisa tem caráter teórico-prático e, apesar de se apoiar em um pensamento contra-colonial, ela também se utiliza de autores e autoras que tratam da dança na educação, tais quais Gabriela Salvador Santinho- ao tratar das danças brasileiras – Ana Carolina Andrade, Isabel Marques entre outras autoras- ao tratar da dança na educação infantil - Marcos Antônio Almeida Campos e Patrick Anderson Martins Magalhães, Camila Mota Farias e Francisco José Gomes Damasceno ao tratar as danças que são levadas pelo grupo para as escolas durante as rodas. Além desses autores, são usados documentos legais que sugerem o trabalho com a dança e com a cultura brasileira na educação infantil, como a lei 10.639/2003 (posteriormente complementada pela lei 11.645/2008). Esperamos que por meio dos escritos aqui apresentados possamos compreender a potência das danças brasileiras na educação infantil com destaque para o trabalho realizado pelo grupo Renda que Roda como agente de valorização das culturas do nosso país. Palavras-chave: danças brasileiras; educação Infantil; práticas corporais. |
Abstract: | The research presented here sought to observe, study and reflect on the circles of popular Brazilian dances carried out by the Research Group on Brazilian Popular Dances Renda que Roda (MS), and through the studies presented we developed a work proposal aimed at children in early childhood education in the public school system of Campo Grande - MS. Part of the proposal is to provide children with bodily experiences through Brazilian dances, promoting non-Eurocentric thoughts and practices, with an approach supported by counter-colonial thinking, defended by Antônio Bispo dos Santos, Daniel Munduruku and the dance group observed. This research has a theoretical-practical nature and, despite being based on countercolonial thinking, it also uses authors who deal with dance in education, such as Gabriela Salvador Santinho - when dealing with Brazilian dances - Ana Carolina Andrade, Isabel Marques among other authors - when dealing with dance in early childhood education - Marcos Antônio Almeida Campos and Patrick Anderson Martins Magalhães, Camila Mota Farias and Francisco José Gomes Damasceno when dealing with the dances that are taken by the group to schools during the circles. In addition to these authors, legal documents are used that suggest working with dance and Brazilian culture in early childhood education, such as law 10.639/2003 (later supplemented by law 11.645/2008). We hope that through the writings presented here we can understand the power of Brazilian dances in early childhood education, highlighting the work carried out by the group Renda que Roda as an agent of appreciation of the cultures of our country. Keywords: Brazilian dances; Early Childhood Education; body practices. |
Palavras-chave: | danças brasileiras educação Infantil práticas corporais. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11946 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
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