Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11935
Tipo: | Livro |
Título: | KALI HUTI LAMBARI - História Terena |
Autor(es): | Figueiredo, Maioque Rodrigues |
Resumo: | Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena. |
Abstract: | Indigenous Knowledge at School is an action that seeks to promote the continued training of teachers in indigenous school education, especially those who work in the initial years of basic education in indigenous schools; offer didactic and pedagogical resources that meet the specificities of community organization, multilingualism and interculturality that underpin educational projects in indigenous communities; offer subsidies for the development of curricula, definition of methodologies and evaluation processes that meet the specificities of the literacy, numeracy and knowledge processes of indigenous peoples; encourage research that results in the creation of teaching and para-teaching materials in different languages, bilingual and monolingual, according to the sociolinguistic situation and in accordance with the specificities of indigenous school education. This book is the result of persistent and tireless work to initiate the revitalization of the Ofaié language. Our goal is for it to be an encouraging tool for learning vocabulary, simple phrases and short texts in the Ofaié language. |
Palavras-chave: | saberes indígenas na escola historia terena |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11935 |
Data do documento: | 3-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Saberes Indígenas na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kali_Huti_Lambari_web.pdf | 5,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.