Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Aline Henriques-
dc.date.accessioned2025-05-26T15:13:43Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11915-
dc.description.abstractThis e-book focuses on training education professionals to identify signs of psychological distress in students and to apply practical support and care strategies within the school environment. It introduces fundamental concepts of mental and psychosocial health, highlighting the impact of the school context on student well-being. Common signs of distress—such as anxiety, depression, isolation, and self-harm—are discussed, along with ways to recognize and respond to these issues. The material offers techniques for active listening, conflict mediation, and creating a welcoming and supportive atmosphere. It also provides guidance on engaging support networks, involving families, and referring students to specialized professionals. With a sensitive and practical approach, this e-book equips educators with essential tools to handle challenging situations ethically, empathetically, and effectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mental; Escolapt_BR
dc.titleSaúde Mental na escola: identificação e acolhimento dos estudantespt_BR
dc.typeMaterial Didáticopt_BR
dc.description.resumoEste e-book tem como foco a capacitação de profissionais da educação para a identificação de sinais de sofrimento psíquico em estudantes e a aplicação de estratégias práticas de acolhimento no ambiente escolar. A obra apresenta conceitos fundamentais sobre saúde mental e psicossocial, destacando os impactos do contexto escolar no bem-estar dos alunos. São abordados sinais comuns de sofrimento, como ansiedade, depressão, isolamento e autolesões, bem como formas de reconhecer e agir diante dessas manifestações. O material propõe técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e criação de um ambiente acolhedor, além de orientações sobre como acionar redes de apoio, envolver as famílias e encaminhar aos profissionais especializados. Com uma abordagem sensível e prática, o e-book oferece ferramentas essenciais para que educadores lidem com situações desafiadoras de forma ética, empática e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:AGEAD - Cursos AVAMEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saúde mental na escola Identificação e acolhimento dos estudantes.pdfSaúde mental na escola Identificação e acolhimento dos estudantes40,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons