Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11915
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Aline Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T15:13:43Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26 | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11915 | - |
dc.description.abstract | This e-book focuses on training education professionals to identify signs of psychological distress in students and to apply practical support and care strategies within the school environment. It introduces fundamental concepts of mental and psychosocial health, highlighting the impact of the school context on student well-being. Common signs of distress—such as anxiety, depression, isolation, and self-harm—are discussed, along with ways to recognize and respond to these issues. The material offers techniques for active listening, conflict mediation, and creating a welcoming and supportive atmosphere. It also provides guidance on engaging support networks, involving families, and referring students to specialized professionals. With a sensitive and practical approach, this e-book equips educators with essential tools to handle challenging situations ethically, empathetically, and effectively. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saúde mental; Escola | pt_BR |
dc.title | Saúde Mental na escola: identificação e acolhimento dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Material Didático | pt_BR |
dc.description.resumo | Este e-book tem como foco a capacitação de profissionais da educação para a identificação de sinais de sofrimento psíquico em estudantes e a aplicação de estratégias práticas de acolhimento no ambiente escolar. A obra apresenta conceitos fundamentais sobre saúde mental e psicossocial, destacando os impactos do contexto escolar no bem-estar dos alunos. São abordados sinais comuns de sofrimento, como ansiedade, depressão, isolamento e autolesões, bem como formas de reconhecer e agir diante dessas manifestações. O material propõe técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e criação de um ambiente acolhedor, além de orientações sobre como acionar redes de apoio, envolver as famílias e encaminhar aos profissionais especializados. Com uma abordagem sensível e prática, o e-book oferece ferramentas essenciais para que educadores lidem com situações desafiadoras de forma ética, empática e eficaz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AGEAD - Cursos AVAMEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saúde mental na escola Identificação e acolhimento dos estudantes.pdf | Saúde mental na escola Identificação e acolhimento dos estudantes | 40,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons