Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11905
Tipo: | Dissertação |
Título: | ASPECTOS HISTÓRICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FUNDAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA APAE DE CORUMBÁ (MS) |
Autor(es): | ALESSANDRA RODRIGUES DE FREITAS |
Primeiro orientador: | Monica de Carvalho Magalhaes Kassar |
Resumo: | Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa “Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão social” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus do Pantanal/UFMS e tem como objetivo geral analisar o processo de implantação e implementação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Corumbá (MS) no contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Tem como objetivos específicos: Compreender a relação da APAE com a educação, buscando o lugar da escolarização das pessoas PEE naquele contexto; Compreender a atuação da APAE junto ao Estado, buscando identificar as questões de financiamento naquilo que chamamos de relação público-privado; Identificar na sua relação com a saúde o perfil dos atendimentos; Identificar a relação da APAE com a FENAPAES e a força política implicada nessa relação e presente nos diferentes momentos da história da Educação Especial no Brasil. A pesquisa é caracterizada como documental, com base na natureza da fonte, que consistiu no primeiro Livro de Atas da instituição, que contém informações de sua atuação desde sua fundação em 1971, até o ano de 1990, que configurou no nosso recorte temporal. A perspectiva teórica adotada é o materialismo histórico-dialético, pois entendemos ser impossível compreender os fatos isolados de sua materialidade. Tem como hipótese que o surgimento e a consolidação da APAE de Corumbá se assemelham com a formação de outras APAEs no Brasil, e deram-se como resultado de experiências sociais, culturais e políticas vivenciadas na região naquela época, cujas transformações ocorridas em nossa economia e sociedade, somados à influência estrangeira, contribuíram para o seu delineamento e sua formação. Os resultados apontaram que a instituição foi fundada por uma elite social com influência política, logo filiou-se à FENAPAES e dela recebia seus direcionamentos. Recebia subsídios do Estado por meio de convênios e bolsas de estudos conforme previa a LDB/61, além de grandes arrecadações, oriundas da mobilização da sociedade civil que sempre prestava apoio. Na escolarização, a instituição buscava parcerias com a sociedade civil através do voluntariado e na saúde investiu valores consideráveis para montar um Centro de Reabilitação, demonstrando sua atenção para um modelo médico de deficiência. |
Abstract: | This work is part of the Research Line “Policies, institutional practices and social exclusion/inclusion” of the Postgraduate Program in Education, Pantanal Campus/UFMS and its general objective is to analyze the process of implantation and implementation of the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) of Corumbá (MS) in the historical context of Special Education in Brazil. Its specific objectives are: to understand APAE's relationship with education, looking for the place of schooling for people with special needs in that context; to understand APAE's work with the state, seeking to identify funding issues in what we call the public-private relationship; to identify the profile of care in its relationship with health; to identify APAE's relationship with FENAPAES and the political force involved in this relationship and present at different times in the history of Special Education in Brazil. The research is characterized as a documentary research, based on the nature of the source, which is the first Book of Minutes, which contains information on the work of this institution since its foundation in 1971, until the year 1990, which configured our time frame. The theoretical perspective adopted is historical-dialectical materialism, as we believe it is impossible to understand facts in isolation from their materiality. Its hypothesis is that the emergence and consolidation of APAE Corumbá is similar the formation of other APAEs in Brazil, and was the result of social, cultural and political experiences in the region at the time, whose transformations in our economy and society, together with foreign influence, contributed to its design and formation. The results showed that the institution was founded by a social elite with political influence and soon joined FENAPAES and received its guidelines from it. It received subsidies from the state through agreements and scholarships, as provided for in the LDB/61, as well as large amounts of money raised by mobilizing civil society, which always provided support. In schooling, the institution sought partnerships with civil society through volunteering and in health it invested considerable amounts to set up a Rehabilitation Center, demonstrating its attention to a medical model of disability. |
Palavras-chave: | .História da Educação Especial APAE Corumbá MS |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11905 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alessandra_Freitas_Dissertacao_versao_final_pos_defesa.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.