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Tipo: Dissertação
Título: ESCREVIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE CORPOS NEGROS NA DANÇA
Autor(es): MARINA NASCIMENTO SILVA
Primeiro orientador: Marina Brasiliano Salerno
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar os agenciamentos de meninas negras na dança. Esta proposta se inicia a partir da investigação sobre as dinâmicas e trânsitos que envolveram minhas vivências como mulher e bailarina negra em uma cultura hegemônica, permeada por reflexões acerca do apagamento das manifestações culturais africanas na cultura brasileira e da constante divulgação e valorização da cultura eurocêntrica que vivenciei durante minha permanência no balé clássico. Chegando nas impressões obtidas a partir do encontro do meu corpo negro de pesquisadora, com os corpos negros das meninas negras, sujeitas compõem as narrativas plurais dessa pesquisa. Por meio da escrevivência, a reflexão aborda os contextos hegemônicos no ensino da dança, buscando nos conceitos de agência e afrocentricidade, história da dança, balé clássico e danças afro-brasileiras, entender os agenciamentos de bailarinas negras (anônimas e consolidadas, como Mercedes Baptista) apesar dos desafios geracionais similares. A metodologia de escrevivência (Evaristo, 2009) alinha-se à promoção de localização, centralidade e agência negra. O estudo de campo envolveu oficinas de danças populares afro-brasileiras (Maracatu Rural, Frevo) para meninas negras (10-13 anos) em Mato Grosso do Sul. Observou-se o exercício da agência das participantes ao optarem pelas danças afro-brasileiras em detrimento do balé, e identificaram-se concepções estigmatizadas sobre a África e preconceitos religiosos relacionados as manifestações culturais africanas. Após as oficinas, a fragilidade na representação africana e protagonismo negro persistiu, indicando a limitação de esforços individuais sem suporte institucional e familiar. Contudo, o engajamento das participantes demonstrou autonomia e busca por tão valiosos saberes culturais ancestrais. Os agenciamentos manifestaram-se na permanência e no envolvimento das meninas, que se sustentou até o final da experiência. Urge que a divulgação desses conteúdos transcenda iniciativas individuais, demandando responsabilização social e implementação de leis. Esta experiência nos proporcionou o pertencimento, sensação envolvida pelo orgulho em reconhecer-se nas expressões culturais negras.
Abstract: This research aims to identify the agency of black girls in dance. This proposal originates from the investigation into the dynamics and transits that involved my experiences as a black woman and dancer within a hegemonic culture, permeated by reflections on the erasure of african cultural manifestations in brazilian culture and the constant dissemination and valorization of the eurocentric culture I experienced during my time in classical ballet. This leads to the impressions obtained from the encounter of my blackness as researcher with theier blackness as well who compose the plural narratives of this research. Through "escrevivência" (writing-from-experience), the reflection addresses hegemonic contexts in dance education, seeking in the concepts of agency and Afrocentricity, the history of dance, classical ballet, and Afro-Brazilian dances, to understand the agency of Black ballerinas (anonymous and established, such as Mercedes Baptista) despite similar generational challenges. The "escrevivência" methodology (Evaristo, 2009) aligns with the promotion of Black location, centrality, and agency. The fieldwork involved Afro-Brazilian popular dance workshops (Maracatu Rural, Frevo) for black girls (10-13 years old) in Mato Grosso do Sul. The exercise of agency by the participants was observed as they opted for afro-brazilian dances over ballet, and stigmatized conceptions about Africa and religious prejudices related to african cultural manifestations were identified. After the workshops, the fragility in African representation and black protagonism persisted, indicating the limitation of individual efforts without institutional and family support. However, the participants' engagement demonstrated autonomy and a search for such valuable ancestral cultural knowledge. The agency manifested in the girls' permanence and involvement, which was sustained until the end of the experience. It is urgent that the dissemination of this content transcends individual initiatives, demanding social accountability and the implementation of laws. This experience provided us with belonging, a sensation enveloped by pride in recognizing oneself in black cultural expressions.
Palavras-chave: Mestrando digite neste campo as palavras-chave de sua dissertação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11853
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

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