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Tipo: Tese
Título: EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES DE SALAS OPERATÓRIAS: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL
Autor(es): Liliane Moretti Carneiro
Primeiro orientador: Adriano Menis Ferreira
Resumo: Superfícies ambientais em salas operatórias (SO) podem tornar-se reservatórios de microrganismos durante os procedimentos cirúrgicos. Na ausência de práticas rigorosas e sistemáticas de limpeza e desinfecção (L/D) entre os procedimentos, há um risco significativo de que essas superfícies contribuam para a transmissão cruzada de patógenos, favorecendo a ocorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nos pacientes subsequentes. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa e padronização de procedimentos no processo de L/D de superfícies de salas operatórias em um hospital público no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um estudo quase-experimental, não randomizado, de grupo único que utilizou um delineamento pré e pós-intervenção, utilizando como indicadores para a avaliação da L/D a inspeção visual, ATP, cultura microbiológica e marcador fluorescente. As coletas foram realizadas antes e após a limpeza das seguintes áreas: balcão de granito, carro anestésico, mesa auxiliar, eletrocautério e colchão, sendo realizado em três fases: diagnóstico situacional, intervenção educativa e monitoramento a curto prazo da L/D. Na fase inicial (diagnóstico situacional), foram avaliadas 200 amostras por inspeção visual, ATP, cultura microbiológica e 100 amostras por marcador fluorescente de 10 salas operatórias em cinco superfícies. A fase de intervenção educativa consistiu em um treinamento intensivo com 18 profissionais (72,2% técnicos de enfermagem) da equipe de saúde, abordando conceitos de microbiologia básica, práticas de L/D e a utilização de produtos padronizados. Durante a capacitação, houve demonstrações práticas de higienização com simulação de contaminantes em superfícies. Este processo enfatizou a importância da fricção adequada e do uso correto dos desinfetantes e panos descartáveis. Posteriormente, ocorreu a reestruturação do Procedimento Operacional Padrão (POP) da L/D concorrente da SO. Na fase de monitoramento a curto prazo, realizada um mês após a intervenção, o tempo médio de limpeza (em minutos) ± desvio padrão (DP) aumentou de 13,5±6,6 para 21,9±9,9, entre a primeira e segunda coleta das amostras (Teste Mann Whitney, p=0,002) e os valores médios (±DP) do teste de ATP por bioluminescência diminuíram mais acentuadamente na segunda coleta, de 224,3±(635,9) para 124,9±190,2 em comparação à primeira coleta de 109,3±157,5 para 95,7±307,9 (teste de Wilcoxon, p=0,021 e p=0,002 respectivamente, demonstrando a eficácia da intervenção. A comparação dos métodos de monitoramento mostrou que a combinação de ATP e marcador fluorescente forneceu feedback imediato e foi útil para mudanças comportamentais, embora a cultura microbiológica tenha se mantido como padrão ouro para avaliação da eficácia da L/D. Em conclusão, a intervenção educativa demonstrou melhorar significativamente os índices de L/D das superfícies nas salas operatórias, reforçando a importância da educação e da padronização de práticas de higienização hospitalar. A adoção contínua de protocolos de L/D baseados em evidências, como o uso de desinfetante, associada ao treinamento e padronização de procedimentos, mostrou-se eficaz na melhoria da L/D das SO, contribuindo para a segurança do paciente. Descritores: salas cirúrgicas; serviço hospitalar de limpeza; desinfecção; educação em saúde; controle de infecções.
Abstract: Environmental surfaces in operating rooms (ORs) can become reservoirs for microorganisms during surgical procedures. In the absence of rigorous and systematic cleaning and disinfection (C/D) practices between procedures, there is a significant risk that these surfaces may contribute to cross-transmission of pathogens, thereby increasing the likelihood of healthcare-associated infections (HAIs) in subsequent patients. This study aimed to evaluate the effect of an educational intervention and the standardization of procedures on the C/D process of OR surfaces in a public hospital in Mato Grosso do Sul, Brazil. This was a quasi-experimental, non-randomized, single-group study employing a pre- and post-intervention design. C/D performance was assessed using visual inspection, ATP bioluminescence, microbiological culture, and fluorescent markers as evaluation indicators. Data were collected before and after cleaning from the following areas: granite countertop, anesthesia cart, auxiliary table, electrocautery unit, and mattress. The study was conducted in three phases: situational diagnosis, educational intervention, and short-term C/D monitoring. In the initial phase (situational diagnosis), 200 samples were evaluated through visual inspection, ATP testing, and microbiological culture, while 100 samples were assessed using fluorescent markers across five surfaces in 10 ORs. The educational intervention phase involved intensive training with 18 healthcare professionals (72.2% of whom were nursing technicians), covering basic microbiology concepts, C/D practices, and the use of standardized products. Practical demonstrations of surface cleaning were conducted using simulated contaminants. This process emphasized the importance of proper friction, correct disinfectant application, and the use of disposable cloths. Following the training, the Standard Operating Procedure (SOP) for concurrent OR C/D was revised. In the short-term monitoring phase, conducted one month after the intervention, the mean cleaning time (in minutes) ± standard deviation (SD) increased from 13.5±6.6 to 21.9±9.9 between the first and second rounds of sample collection (Mann-Whitney test, p=0.002). The mean ATP bioluminescence values (±SD) showed a more pronounced reduction in the second round of sampling, from 224.3±635.9 to 124.9±190.2, compared to the first collection, which decreased from 109.3±157.5 to 95.7±307.9 (Wilcoxon test, p=0.021 and p=0.002, respectively), demonstrating the effectiveness of the intervention. Comparison of monitoring methods indicated that the combination of ATP and fluorescent markers provided immediate feedback and was useful in promoting behavioral changes, although microbiological culture remained the gold standard for assessing C/D efficacy. In conclusion, the educational intervention significantly improved the C/D performance of OR surfaces, underscoring the importance of education and the standardization of hospital cleaning practices. The continuous adoption of evidence-based C/D protocols such as appropriate disinfectant use—combined with training and procedure standardization, proved effective in enhancing OR cleaning and disinfection, thereby contributing to patient safety. Descriptors: operating rooms; housekeeping, hospital; disinfection; health education; infection control.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11844
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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