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Tipo: Dissertação
Título: O MÉTODO FILOSÓFICO DE MARX: Uma proposta de sequência didática para o ensino médio.
Autor(es): ANDRÉ LEONARDO PEREIRA DA SILVA
Primeiro orientador: Ricardo Pereira de Melo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal contribuir para a formação de estudantes e profissionais da educação, por meio do estudo do modo de exposição dialético de O Capital, de Karl Marx. Busca-se também reproduzir conceitos existentes no livro, em conjunto com a análise de outros escritores e pesquisadores que detalham alguns dos principais conceitos presentes no capítulo 1 de O Capital, servindo como exemplo os conceitos de trabalho concreto, trabalho abstrato, mercadoria e valor, além do fetichismo da mercadoria. O objetivo é produzir uma sequência didática para incentivar a reflexão sobre o modo de vida econômico no capitalismo e observar, as contradições existentes no dia a dia, questões que podem contribuir de forma significativa para despertar o senso crítico na aprendizagem da filosofia. Pretende-se, então, explicar a exposição e o método dialético utilizado por Marx, presente no capítulo 1 de sua obra magna, O Capital, buscando uma linguagem simples e acessível ao estudante do ensino médio, diferente dos materiais demasiadamente teóricos. Espera-se, com a elaboração dessa sequência didática, mostrar a importância de Marx para a filosofia e como ele moldou a história humana e interferiu em milhares de mentes. Busca-se realizar uma analogia com as situações vivenciadas nos dias atuais, bem como atentar-se ao modo de consumo existente. Pretende-se, então, com essa discussão objetiva e o aprofundamento dos conceitos idealizados por Marx, extrair a multiplicidade de pensamentos que podem contribuir para observações e questionamentos, trazendo, assim, uma grande contribuição reflexiva e filosófica.
Abstract: The main objective of this dissertation is to contribute to the education of students and education professionals through the study of the dialectical exposition of Karl Marx's Capital. It also seeks to reproduce concepts found in the book, together with the analysis of other writers and researchers who detail some of the main concepts present in chapter 1 of Capital, serving as examples the concepts of concrete labor, abstract labor, commodity and value, in addition to commodity fetishism. The objective is to produce a didactic sequence to encourage reflection on the economic way of life in capitalism and to observe the contradictions that exist in everyday life, issues that can contribute significantly to awakening the critical sense in the learning of philosophy. The intention is, therefore, to explain the exposition and the dialectical method used by Marx, present in chapter 1 of his magnum opus, Capital, seeking a simple and accessible language for high school students, unlike overly theoretical materials. The elaboration of this didactic sequence is expected to show the importance of Marx for philosophy and how he shaped human history and interfered in thousands of minds. The aim is to draw an analogy with current situations, as well as to pay attention to the current mode of consumption. The aim is, then, with this objective discussion and the deepening of the concepts idealized by Marx, to extract the multiplicity of thoughts that can contribute to observations and questions, thus bringing a great reflective and philosophical contribution.
Palavras-chave: Método Filosófico de Marx. Material paradidático. Ensino Médio.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11837
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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