Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamiana da Costa Sanchez Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-16T18:45:52Z-
dc.date.available2025-04-16T18:45:52Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11814-
dc.description.abstractThis study focuses on the organization of a public sector to serve Special Education (PEE) students called the Multiprofessional Support Center for Child and Adolescent Development (Centro Multiprofissional de Apoio ao desenvolvimento Infanto-juvenil -CMADIJ) in Corumbá, MS. The general objective was to understand and analyze the creation of this center and the specific objectives were: to identify whether there were enrollments of PEE students in regular classrooms, to understand the guiding documents of the municipality during this period (1990-2004), to document the creation of the Multiprofessional Support Center for Child and Adolescent Development (CMADIJ) and its functions in the social context of Corumbá. The time frame is from 1990 to 2004 and its choice is justified as follows: some studies record aspects of Special Education in the municipality from the 1970s to 1990 and after 2004, so a gap in information was identified about school services for Special Education students during the delimited period. This research is developed using a qualitative, documentary approach, prioritizing the description of the process of creating this service center. The study invested especially in the analysis of the minutes of the Municipal Education Council and the Municipal Health Council, as well as national and local documents. The survey of documents and specialized literature took place in the online public collections of Brazilian official agencies, in the online and physical collection of the Reference Center for Studies of Childhood and Adolescence – Ester Senna (CREIA/UFMS), in the collection of Professor Gilberta Jannuzzi, which is located at Unicamp, under the custody of the Brazilian Association of Researchers in Special Education (ABPEE), in the collection of the “Portal dos Pioneiros” and the library of the Institute of Education of the University of Lisbon (Portugal). It was observed, in the opinions, decrees and regulations, the concern with the inclusion of PEE students in regular education in the regular classroom. It was found that the CMADIJ was a center of great relevance for the context of Corumbá and was gradually emptied, until, in 2022, it ceased to exist. It is concluded that Special Education in the municipality of Corumbá has been restructured with each administration without concern for the maintenance or evaluation of existing services and that political changes interfere with the forms of services offered in pedagogical practice and inclusive work. Keywords: Special Education; Specialized Educational Service; Inclusion.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject: Educação Especial-
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado-
dc.subjectInclusão-
dc.subjectcentro de educação especial-
dc.subjectCorumbá-
dc.titleCRIAÇÃO DO CENTRO MULTIPROFISSIONAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL (CMADIJ) EM CORUMBÁ, MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Monica de Carvalho Magalhaes Kassar-
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a organização de um setor público para atender os estudantes Público da Educação Especial (PEE) denominado Centro Multiprofissional de Apoio ao desenvolvimento Infanto-juvenil (CMADIJ) em Corumbá, MS. O objetivo geral foi conhecer e analisar a criação desse Centro e os objetivos específicos foram: identificar se existiam matrículas de alunos PEE nas salas de aulas comuns; conhecer os documentos orientadores do município nesse período (1990-2004); documentar a criação do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto-juvenil (CMADIJ) e suas funções no contexto social corumbaense. O recorte temporal é de 1990 a 2004 e sua escolha justifica-se na seguinte forma: há pesquisas que registram aspectos da Educação Especial no município da década de 1970 até 1990 e após 2004, de modo que foi identificada uma lacuna de informações sobre o atendimento escolar aos alunos da Educação Especial no período delimitado. Esta pesquisa se desenvolve sob uma abordagem qualitativa, do tipo documental, priorizando a descrição do processo de criação desse centro de atendimento. O estudo investiu especialmente na análise das atas do Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Saúde, bem como nos documentos nacionais e locais. O levantamento de documentos e da literatura especializada ocorreu nos acervos públicos online dos órgãos oficiais brasileiros, no acervo disponível online e físicos do Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência – Ester Senna (CREIA/UFMS), no acervo da professora Gilberta Jannuzzi, que se encontra na Unicamp, sob a guarda da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), no acervo do Portal dos Pioneiros e na biblioteca do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Observou-se, nos pareceres, decretos e normativas, a preocupação com a inclusão dos alunos PEE no ensino regular, na classe comum. Verificou-se que o CMADIJ foi um centro de grande relevância para o contexto corumbaense e aos poucos foi sendo esvaziado, até que, em 2022, deixou de existir. Conclui-se que a Educação Especial, no município de Corumbá, tem se reestruturado a cada gestão, sem a preocupação com a manutenção ou avaliação dos serviços existentes, e que as mudanças políticas interferem nas formas de atendimentos oferecidos, na prática pedagógica e no trabalho inclusivo. Palavras Chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Damiana da Costa Sanchez Oliveira.pdf12,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.