Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
Título(s) alternativo(s): Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach
Autor(es): Lima, Helder de Pádua
Aratani, Nathan
Arruda, Guilherme Oliveira de
Antonio, Mateus Fernandes
Matos, Heliete Feitosa
Arruda, Bianca Cristina Ciccone Giacon
Contrera, Luciana
Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz
Resumo: Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interfe-rindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.
Abstract: Objective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience with emergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuous support for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important.
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem
Pandemias
Saúde Mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:HUMAP - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons