Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11679
Tipo: | Tese |
Título: | As unidades menores que a palavra em dicionários escolares de língua portuguesa: um estudo metalexicográfico |
Autor(es): | Raquel Di Fabio |
Primeiro orientador: | Renato Rodrigues Pereira |
Resumo: | O dicionário escolar é um importante material didático complementar porque proporciona, por meio do léxico da língua, além de registros linguísticos, dados culturais de uma sociedade, em cada período histórico, e, em conformidade com os objetivos da obra e as necessidades dos consulentes. O tratamento lexicográfico dado às “unidades menores que a palavra” (UMP) (Biderman, 2002; 2003; 2004) – elementos de composição, prefixos, sufixos – em dicionários de língua portuguesa, no entanto, nem sempre é homogêneo e didático. Por isso, justifica-se o desenvolvimento de uma pesquisa voltada para descrever e analisar alguns aspectos relevantes do registro lexicográfico para o aprendizado da língua materna em dicionários escolares, no caso deste estudo, as UMP. Outra possível justificativa é que, apesar dos muitos trabalhos voltados para a descrição crítica das obras lexicográficas no Brasil nos últimos anos, ainda há necessidade que se dê importância à prática metalexicográfica, a fim de que haja avanços na produção de melhores dicionários, ou ao aprimoramento dos existentes, especialmente aqueles voltados ao uso escolar. Para esta pesquisa, foram selecionadas as cinco obras direcionadas às séries finais do Ensino Fundamental (Bechara, 2011a; Ferreira, 2011; Geiger, 2011a; Ramos, 2011; Saraiva, 2010) e as quatro ao Ensino Médio (Bechara, 2011b; Borba, 2011; Geiger, 2011b; Houaiss, 2011), enviadas para as escolas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2012), como forma de identificar potencialidades e fragilidades relacionadas às necessidades do público-alvo dessas obras. Objetivou-se, para tanto, examinar como se dá o tratamento dessas unidades em dicionários escolares de tipos 3 e 4, com vistas a verificar se os registros das UMP são coerentes com os princípios da Lexicografia Pedagógica (LEXPED) e com as necessidades dos estudantes dessa etapa do ensino, como a linguagem acessível e se contemplam os conteúdos prescritos pelos documentos oficiais. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar se há orientações sobre o tratamento lexicográfico referentes às UMP na front matter e se elas são apresentadas de forma didática para que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura das obras analisadas; ii) analisar como são os registros das UMP nos elementos constituintes da macroestrutura: a entrada com sua microestrutura, a middle matter e a medioestrutura; iii) examinar se na back matter há algum tipo de registro sobre as UMP que possam servir de apoio ao consulente; iv) identificar aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares tipos 3 e 4; v) elaborar parâmetros para as informações dadas ao consulente na front matter, bem como de registro de verbetes, tanto em relação à entrada como a sua microestrutura que sirvam de aprimoramento para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentar propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Além disso, foram elaboradas algumas perguntas norteadoras: 1) Por que nos dicionários escolares devem ser registradas UMP e que benefício podem trazer para o consulente, sobretudo quanto ao desenvolvimento de sua competência linguística, se feito de maneira didática?; 2) Como são disponibilizados os registros das UMP tanto nos dicionários escolares, quanto nos gerais?; 3) Há diferença no tratamento dado pelos impressos e pelos on-line?; 4) Existem explicações acerca de UMP, na front matter dos escolares? São didáticas, condizentes com o nível escolar dos consulentes?; 5) As UMP estão inseridas na macroestrutura de todas as obras analisadas?; 6) As definições das UMP são registradas de forma didática? Se não, como poderiam ser registradas?; 7) Como se dá a exemplificação, bem como demais explicações das UMP? São suficientes e/ou adequadas? Se não, como podem ser aprimoradas? Para cumprir com os objetivos estipulados, foram adotados os subsequentes procedimentos metodológicos: i) na front matter, averiguação se as explicações sobre o tratamento lexicográfico dado às UMP são didáticas com o fim de que os consulentes consigam compreender, além da forma, como são registradas na macroestrutura; ii) quanto à macroestrutura, exame de como as UMP constam em cada dicionário, assim como os tipos de explicações disponíveis tanto na microestrutura, como na middle matter ou na medioestrutura; iii) verificação se, na back matter, há menção às UMP; iv) identificação de aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares dos tipos 3 e 4; v) elaboração de parâmetros para as explicações da front matter e de verbete com UMP e que sejam adequados para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentação de propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Como pressupostos teóricos e metodológicos, orientou-se por epistemologias da Lexicografia e da LEXPED, em especial nas contribuições de Funtes Morán (1997), Biderman (1998; 2002; 2003; 2004), Hartmann (2001), Prado Aragonés (2005), Molina García (2006), Rodrigues-Pereira (2020) entre outros. Como conclusão, constata-se que, apesar dos aspectos positivos, há algumas fragilidades nas obras lexicográficas que fazem parte do corpus da pesquisa, as quais poderiam ser sanadas para que fiquem realmente didáticas no que concerne ao tratamento dado às UMP, a fim de que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura. Por esse motivo, foram elaborados parâmetros e propostas de explicações na front matter e de verbetes com o intuito de oferecer contribuições de aprimoramento aos dicionários escolares de tipos 3 e 4. |
Abstract: | The school dictionary is an important complementary teaching material because it provides, through the lexicon of the language, not only linguistic records but also cultural data of a society in each historical period, in accordance with the objectives of the work and the needs of the users. The lexicographic treatment given to "units smaller than the word" (UMP) (Biderman, 2002; 2003; 2004) – elements of composition, prefixes, suffixes – in Portuguese language dictionaries, however, it is not always homogeneous and didactic. Therefore, the development of research aimed at describing and analyzing some relevant aspects of the lexicographic record for the learning of the mother tongue in school dictionaries, in this study's case, the UMP, is justified. Another possible justification is that, despite the many works focused on the critical description of lexicographic works in Brazil in recent years, there is still a need to emphasize metalexicographic practice, so that there are advances in the production of better dictionaries or improvements to existing ones, especially those aimed at school use. For this research, five works directed at the final series of Elementary School (Bechara, 2011a; Ferreira, 2011; Geiger, 2011a; Ramos, 2011; Saraiva, 2010) and four for High School (Bechara, 2011b; Borba, 2011; Geiger, 2011b; Houaiss, 2011) were selected, sent to schools by the National Program of Books and Educational Materials (PNLD, 2012), as a way to identify strengths and weaknesses related to the needs of the target audience of these works. The aim was to examine how these units are treated in school dictionaries of types 3 and 4, in order to verify whether the records of UMP are consistent with the principles of Pedagogical Lexicography (LEXPED) and with the needs of students at this stage of education, such as accessible language and if they include the contents prescribed by official documents. The following specific objectives were established: i) to analyze whether there are guidelines on the lexicographic treatment of UMP in the front matter, and whether they are presented in a didactic manner so that users can understand both their meanings and functions as well as their record in the macrostructure of the analyzed works; ii) to analyze how UMP records are presented in all the constituent elements of the macrostructure: the entry with its microstructure, the middle matter, and the medioestrutura; iii) to analyze whether there is any mention of UMP in the back matter that could support the user; iv) to identify aspects that may be useful for consultation and/or applicable in the elaboration of explanations about UMP and/or in the construction of entries in school dictionaries of types 3 and 4; v) to develop parameters for the information provided to the user in the front matter, as well as for the entry records, both regarding the entry and its microstructure that serve to improve school dictionaries of types 3 and 4; vi) to present proposals for explanations on the front matter and entries based on the established parameters. In addition, some guiding questions were developed: 1) Why UMP should be registered in school dictionaries and what benefits can they bring to the user, especially regarding the development of their linguistic competence, if done in a didactic manner?; 2) How are UMP records made available in both school and general dictionaries?; 3) Is there a difference in the treatment given by print and online dictionaries?; 4) Are there explanations about UMP in the front matter of school dictionaries? Are they didactic and appropriate for the educational level of the users?; 5) Are UMP included in the macrostructure of all the analyzed works?; 6) Are the definitions of UMP recorded in a didactic manner? If not, how could they be recorded?; 7) How is exemplification carried out, as well as other explanations in the entries formed by UMP? Are they sufficient and/or adequate? If not, how can they be improved? To meet the stipulated objectives, the following methodological procedures were adopted: i) in the front matter, verification of whether the explanations regarding the lexicographic treatment given to UMP are didactic so that the users can understand, in addition to the form, how they are recorded in the macrostructure; ii) regarding the macrostructure, examination of how UMP appears in each dictionary, as well as the types of explanations available in both the microstructure and the middle matter; iii) verification of whether there is mention of UMP in the back matter; iv) identification of aspects that may be useful for consultation and/or applicable in the elaboration of explanations about UMP and/or in the construction of entries in school dictionaries of types 3 and 4; v) development of parameters for the explanations in the front matter and entry with UMP that are suitable for school dictionaries of types 3 and 4; vi) presentation of proposals for explanationsin the front matter and entries based on the established parameters. As theoretical and methodological assumptions, it was guided by epistemologies of Lexicography and LEXPED, especially the contributions of Funtes Morán (1997), Biderman (1998; 2002; 2003; 2004), Hartmann (2001), Prado Aragonés (2005), Molina García (2006), Rodrigues-Pereira (2020), among others. In conclusion, it is noted that, despite the positive aspects, there are some weaknesses in the lexicographic works that are part of the research corpus, which could be addressed so that they become truly didactic regarding the treatment given to UMP, so that users can understand both their meanings and functions as well as their registration in the macrostructure. For this reason, parameters and proposals for explanations in the front matter and entries were developed with the aim of offering contributions to improve types 3 and 4 school dictionaries. |
Palavras-chave: | Lexicografia Lexicografia Pedagógica Unidades menores que a palavra. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11679 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese Raquel Di Fabio 06-04-2025 - repositório.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.