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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11644
Tipo: | Dissertação |
Título: | GESTÃO DE RISCOS ESTRATÉGICOS NO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | BRUNA RIBEIRO DINIZ CAMPOS |
Primeiro orientador: | Gemael Chaebo |
Resumo: | A implementação da gestão de riscos no setor público envolve desafios únicos, como a necessidade de uma mudança cultural para que o risco seja encarado como algo a ser gerido e não apenas temido, além de questões relacionadas à limitação de recursos e à diversidade de maturidade gerencial entre os servidores. No estado de Mato Grosso do Sul, além da implementação da Gestão Integrada de Riscos nos órgãos executivos, coordenada pela Controladoria Geral do Estado, foi iniciado em 2023 um processo específico para a gestão dos riscos estratégicos governamentais. Esse processo visa identificar e gerenciar riscos que possam comprometer os objetivos definidos no Mapa Estratégico do Plano Plurianual 2024-2027 do estado. A abordagem destaca-se pela necessidade de coordenação interorganizacional, uma prática possivelmente inovadora que responde a lacunas apontadas pela literatura, especialmente quanto à gestão de riscos que envolvem múltiplos órgãos. A pesquisa está dividida em duas partes principais. A primeira parte, de caráter exploratório, descreve o processo de implementação da gestão de riscos estratégicos, com análise dos métodos e adaptações realizadas pelo governo estadual. Entre as principais adaptações, destacam-se a exclusão da categoria intermediária nas escalas de probabilidade e impacto e a incorporação do papel deliberativo do Conselho de Governança, que facilita o tratamento transversal dos riscos. Como aprimoramento, recomenda-se a introdução de uma classificação (interno, externo ou transversal), que identifique os responsáveis pelo tratamento dos riscos além da inclusão de uma matriz de riscos que represente a criticidade em tempo real considerando os percentuais dos tratamentos definidos de modo a facilitar o monitoramento. A segunda parte, de natureza descritiva, investiga as correlações entre os riscos estratégicos utilizando o software Gephi. Os resultados indicam que funções administrativas exercem forte influência sobre os riscos estratégicos, sendo que o planejamento e orçamento, em particular, ocupa uma posição central devido ao alto número de inter-relações. Esse achado sugere que a priorização de ações nessa área pode ser estratégica para uma mitigação mais eficaz dos riscos. Embora essas interpretações sejam ajustadas ao contexto estudado, a metodologia analítica utilizada pode ser aplicada em outras administrações, permitindo a adaptação de ações conforme o cenário de cada governo e/ou instituição. Destaca-se, por fim, uma limitação importante deste estudo: a recente implementação do processo ainda não permite avaliar de maneira conclusiva a eficácia das medidas adotadas. Sendo assim, são sugeridas futuras pesquisas que examinem os impactos de longo prazo da gestão de riscos estratégicos no estado, especialmente em termos de redução da criticidade dos riscos e no cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos. |
Abstract: | Implementing risk management in the public sector involves unique challenges, such as the need for a cultural shift so that risk is seen as something to be managed and not just feared, in addition to issues related to resource limitations and the diversity of managerial maturity among civil servants. In the state of Mato Grosso do Sul, in addition to Integrated Risk Management in executive bodies, coordinated by the State Comptroller General's Office, a specific process for managing strategic government risks was initiated in 2023. This process aims to identify and manage risks that could compromise the objectives defined in the Strategic Map of the state's 2024-2027 Multi-Year Plan. The approach stands out for the need for interorganizational coordination, a potentially innovative practice that addresses gaps highlighted in the literature, especially regarding risk management involving multiple agencies. The research is divided into two main parts. The first part, of an exploratory nature, describes the process of implementing strategic risk management, with an analysis of the methods and adaptations made by the state government. Among the main adaptations, the exclusion of the intermediate category in the probability and impact scales and the incorporation of the deliberative role of the Governance Board stand out, which facilitates the transversal treatment of risks. As an improvement, it is recommended to introduce a classification that identifies those responsible for treating risks (internal, external or transversal), in addition to the inclusion of a risk matrix that represents the criticality in real time considering the percentages of the treatments defined in order to facilitate monitoring. The second section, of a descriptive nature, investigates the correlations between strategic risks using the Gephi software. The results indicate that administrative functions exert a strong influence on strategic risks, with budget planning, in particular, occupying a central position due to the high number of interrelationships. This finding suggests that prioritizing actions in this area may be strategic for more effective risk mitigation. Cluster analysis allowed the proposal of work packages for specific areas, which can optimize the treatment of strategic risks. Although these work packages are adapted to the context studied, the analytical methodology used can be applied to other administrations, allowing for the adaptation of actions according to the scenario of each government. Finally, an important limitation of this study is highlighted: the recent implementation of the process does not yet allow for a conclusive assessment of the effectiveness of the measures adopted. Therefore, future research is suggested to examine the long-term impacts of strategic risk management in the state, especially in terms of reducing the criticality of risks and achieving the established strategic objectives. |
Palavras-chave: | gestão de riscos estratégicos administração pública riscos estratégicos riscos interorganizacionais riscos transversais. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11644 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
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