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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11624
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto e Validação de Sistema de Controle Embarcado para Análise de Desempenho de Algoritmos de Compensação Utilizados em Filtros Ativos de Potência |
Autor(es): | NICHOLAS DELBEN DE ANDRADE |
Primeiro orientador: | Ruben Barros Godoy |
Resumo: | Este trabalho compara o desempenho da Teoria da Potência Instantânea e da Teoria da Potência Conservativa na geração de correntes de compensação para correção da Qualidade de Energia Elétrica com operação de Filtros Ativos de Potência Paralelos. São realizadas simulações no ambiente Simulink, e também simulações em tempo real, aproveitando da técnica de Hardware-in-the-Loop, por intermédio do dSPACE e da placa DS1104. As teorias de potência são embarcadas no microcontrolador F28379D para atuar na simulação em tempo real e validar os cálculos embarcados. Outrossim, um aplicativo de celular provido de comunicação bluetooth e um webserver local com comunicação Wi-fi foram desenvolvidos, com dados comunicados por um microcontrolador ESP32, respectivamente, no MIT App Inventor e usando o node-RED, para envio de dados do sistema e possibilidade de supervisão. Atestou-se a geração correta das correntes de compensação no microcontrolador principal, além da necessidade de hardwares para simulação em tempo real mais robustos, possibilitando menores passos de simulação e melhores respostas a rápidos transientes, sobretudo no cenário de cargas com elevada distorção harmônica. |
Abstract: | This work compares the performance of the Instantaneous Power Theory and the Conservative Power Theory in generating compensation currents to correct Electrical Power Quality through Shunt Active Power Filters. Simulations are carried out in the Simulink environment, and also real-time simulation, taking advantage of the Hardware-in-the-Loop technique, through dSPACE and the DS1104 board. The power theories are embedded in the F28379D microcontroller to actuate in the real-time simulation and validate the embedded calculations. Furthermore, a cell phone app provided with Bluetooth communication and a local webserver with Wi-Fi communication were developed, with data communicated by an ESP32 microcontroller, respectively, in the MIT App Inventor and using the node-RED, for sending system data and the possibility of supervision. The correct generation of compensation currents in the main microcontroller was verified, in addition to the need for more robust real-time simulation hardware, enabling smaller simulation steps and better responses to rapid transients, especially in the scenario of loads with high harmonic distortion. |
Palavras-chave: | Ativos de Potência, Sistema de Controle Embarcado, Análise de Desempenho de Algoritmos |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11624 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
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