Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Laura Elis Aguero Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T22:42:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T22:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11622 | - |
dc.description.abstract | Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Indicadores de Sustentabilidade. Políticas de Promoção de Igualdade de Gênero. Mulheres. Universidade. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Indicadores de Sustentabilidade. Políticas de Promoção de Igualdade de Gênero. Mulheres. Universidade. | - |
dc.title | ANÁLISE DAS AÇÕES INSTITUCIONAIS À LUZ DA ODS 5: INICIATIVAS PARA CONSECUÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alexandra Maria Almeida Carvalho | - |
dc.description.resumo | A equidade de gênero no ensino superior tem sido um desafio global e um dos principais compromissos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5). Este estudo teve por objetivo analisar as institucionais à luz da ODS 5 - equidade de gênero em uma universidade federal. Este estudo transversal e descritivo utilizou dados secundários extraídos dos sistemas institucionais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entre 2014 e 2023. Foram investigados indicadores de ingresso, permanência e evasão de estudantes mulheres, a distribuição de mulheres em cargos acadêmicos e administrativos, e o impacto das ações institucionais no avanço da equidade de gênero. Os resultados apontam que as mulheres representaram, em média, 53,48% dos ingressantes na graduação e 61,79% na pós-graduação. Entretanto, a participação feminina nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) permaneceu baixa. O tempo médio de conclusão da graduação foi de 10,8 semestres para mulheres, contra 11,1 semestres para homens. No período, a taxa de evasão feminina na graduação foi de 10,03%, e na pós-graduação 10,27%. Na pós-graduação, a representatividade feminina foi significativa, correspondendo a 61,79% dos ingressantes entre 2014 e 2023. As mulheres foram maioria nos cursos de especialização (47,44%) e mestrado (42,37%), mas apresentaram uma leve redução no doutorado (10,20%). Entre o corpo docente da UFMS, as mulheres representaram 50,08%, enquanto entre os técnicos administrativos, 48,07%. Apesar da paridade numérica, desafios persistem na progressão na carreira acadêmica e administrativa, com menor presença feminina nos cargos de gestão e liderança. Como parte das ações institucionais voltadas para a equidade de gênero e alinhadas ao ODS 5, a UFMS implementou o Programa Sou Mulher UFMS. Essa iniciativa visa promover o empoderamento feminino por meio do financiamento de pesquisas lideradas por mulheres, capacitação profissional e incentivo à participação feminina em áreas de inovação e tecnologia. O programa financiou 200 projetos de pesquisa, distribuindo mais de R$ 1,7 milhão em recursos e capacitou 150 alunas em tecnologia por meio de projetos. A pesquisa evidencia que a UFMS tem avançado na implementação de políticas de gênero, mas que a consolidação de um ambiente acadêmico verdadeiramente equitativo exige um compromisso institucional contínuo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.