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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Carlos Roberto de Oliveira-
dc.creatorAlcântara, Katicilayne Roberta de-
dc.date.accessioned2025-03-27T15:19:01Z-
dc.date.available2025-03-
dc.date.issued2025-03-
dc.identifier.isbn978-85-7613-707-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11614-
dc.description.abstractThis work is the result of research by professionals in the field of education for the deaf and translation and interpretation in Brazilian Sign Language, Libras. In this bias, the various approaches presented in this material point to forms of analysis that reflect the current situation of bilingual education for the deaf, highlighting anti-racist actions, teaching Libras in school spaces in Mato Grosso do Sul, in addition to including texts that discuss the need and importance of former school for the deaf in Campo Grande, CEADA, experiences and protagonisms of deaf students in school spaces, support policies for deaf people in Terena and professional practices of translation and interpretation, and discussing the teaching of mathematics for the deaf, showing that such Subjects remain in society as a boundary between two languages: Brazilian Sign Language and Portuguese in written form.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofEducação de Surdos: tensões e saberes educacionais em debate (Vol. II)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação de surdospt_BR
dc.subjectbilinguismopt_BR
dc.subjectlíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleEducação de Surdos: tensões e saberes educacionais em debate (Vol. II)pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA presente obra é fruto de pesquisas de profissionais da área de educação de surdos e de tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais, Libras. Neste viés, as diversas abordagens apresentadas neste material apontam formas de análises que refletem a atualidade da educação bilíngue para surdos, evidenciando ações antirracistas, ensino de Libras em espaços escolares em Mato Grosso do Sul, além de abarcar textos que discutem a necessidade e importância da antiga escola para surdos de Campo Grande, CEADA, experiências e protagonismos de alunos surdos em espaços escolares, políticas de apoio ao surdo terena e práticas profissionais de tradução e interpretação e discussões acerca do ensino de matemática para surdos, evidenciando que tais Sujeitos se mantém em sociedade como um limiar de fronteira entre dois idiomas: Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na modalidade escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
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