Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorISABELLA BEATRIZ DE ABREU-
dc.date.accessioned2025-03-26T20:46:17Z-
dc.date.available2025-03-26T20:46:17Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11611-
dc.description.abstractThe research in question links communicative activity, through painting, to the awareness of human finitude, based on the assumption that it is ne- cessary to die to know how to narrate and establishes a relationship between artistic practice and its possibility of non-being in the world, seeking in Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Leda Maria Martins, Michiko Okano and Villém Flusser references to discuss the in-between. The research presents in artistic expression the temporal tension between past, present and future allocated in the communicative making of language, in order to persist beyond the matter from memory. Starting from the pictorial discussion, this work brings together five chapters, two of which are made up of images created by the author, in order to reiterate the interartistic dialogue that occurs in the conception of this research and propose possible readings regarding the questions presented, as well as the systematization of basic concepts to the gesture of painting.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectnão informou-
dc.titleA PINTURA COMO PROPOSIÇÃO DO ENTREpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1William Teixeira da Silva-
dc.description.resumoA pesquisa em questão vincula a atividade comunicativa, por meio da pintura, à consciência da finitude humana, partindo do pressuposto de que é preciso morrer para saber narrar e estabelece relação entre a prática artística e a sua possibilidade de não-ser no mundo, buscando em Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Leda Maria Martins, Michiko Okano e Villém Flusser referenciais para discutir o entre lugar. A pesquisa apresenta na expressão artística o tensionamento temporal entre passado, presente e futuro alocados no fazer comunicativo da linguagem, a fim de persistir para além da matéria a partir da memória. Partindo da discussão pictórica, o presente trabalho reúne cinco capítulos sendo que dois deles são constituídos de imagens criadas pela autora, a fim de reiterar o diálogo interartístico que ocorre na concepção desta pesquisa e propor leituras possíveis frente às questões apresentadas, bem como a sistematização de conceitos basilares ao gesto de pintar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO ISABE.pdf25,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.