Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRicardo Grassi Martins-
dc.date.accessioned2025-03-26T19:42:28Z-
dc.date.available2025-03-26T19:42:28Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11610-
dc.description.abstractThis study aims to provide the foundation for overcoming a pedagogical practice in art education, using the artistic monuments of the city of Campo Grande – MS as curricular content, with an emphasis on the artwork “O Beijo” by Pedro Guilherme Garcia Góes. As the theoretical-methodological foundation for the critique of art education, we adopt the historical-critical and ontological approach. The study addresses issues such as artistic and aesthetic objectification and human development, while also exploring elements like catharsis, artistic experience, and territoriality/place, articulated through the dialectic between the singular, the particular, and the universal. It examines a local artist in relation to concrete totality. This work is developed in the theoretical field, methodologically grounding the critique of the triangular approach, guiding documents, and an entire school of thought. By returning to practice, we aim to foster emancipatory education. In doing so, we believe we contribute to art education from a historicalcritical perspective, providing both theoretical and practical support. Keywords: Pedro Guilherme; Sculpture; Historical-Critical Pedagogy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvia web conferência por meio da ferramenta digital Google Meet.-
dc.titleO Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo Cesar Duarte Paes-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.