Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11554
Tipo: | Dissertação |
Título: | PENSAR A EDUCAÇÃO ESTÉTICA E A CRIAÇÃO A PARTIR DA VIDA E CANÇÕES DE DONA IVONE LARA |
Autor(es): | ENMILLY DA COSTA COFFACCI |
Primeiro orientador: | Erika Natacha Fernandes de Andrade |
Resumo: | O presente trabalho Pensar a educação estética e a criação a partir da vida e canções de Dona Ivone Lara insere-se na linha de pesquisa práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Pantanal(UFMS-CPAN). O objeto de estudo da pesquisa é a educação estética, compreendida como voltada para o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade expressiva, imaginativa e criativa da pessoa. O objetivo geral da pesquisa foi examinar a vida e letras das canções de Dona Ivone Lara para visibilizar posicionamentos que contribuam para a compreensão da educação estética e da atitude criativa no contexto da educação. Configuraram-se como objetivos específicos da pesquisa: (i) conhecer a história de vida (biografia) de Dona Ivone Lara, identificando o que contribuiu para o seu desenvolvimento sensível e criativo; (ii) compreender e visibilizar processos e/ou posicionamentos que emanam das produções musicais de Dona Ivone Lara; (iii) pensar a educação estética e a atitude criativa considerando a vida e as composições de Dona Ivone Lara. Essa é uma pesquisa qualitativa e com finalidades exploratória e descritiva. Operacionalmente, o processo metodológico abarcou: estudo de obras biográficas de Dona Ivone Lara, escolha e análise de canções de Lara, recontextualizações dos posicionamentos emanados nas produções musicais de Dona Ivone Lara, ou das interpretações realizadas, no campo da educação, com vistas a pensar a educação estética e a atitude criativa. Os resultados indicam que a educação estética se desenvolve por meio da participação ativa dos sujeitos em experiências com qualidades sensíveis, não podendo ser dissociada do cotidiano escolar e das interações sociais. Destaca-se a importância da vivência do belo na motivação dos estudantes, possibilitando a imaginação de novos cenários e perspectivas. A arte, nesse sentido, revela-se essencial para estimular a formação de sujeitos éticos e humanizados, não como ferramenta didática, mas como meio de deslocamento das lógicas estabelecidas, impulsionando o pensamento crítico e coletivo. Quanto à atitude criativa, a pesquisa sugere que a imaginação e a criatividade se fortalecem quando as emoções e experiências são amplamente trabalhadas e expressas. O ato criativo tem suas raízes na sensibilidade e nos repertórios individuais, sendo potencializado pelo diálogo com outras vivências e perspectivas, possibilitando a ressignificação de sentidos e a construção de produções autênticas. |
Abstract: | The present work “Thinking about aesthetic education and creation based on the life and songs of Dona Ivone Lara” is part of the research line of educational practices, teacher/educator training in school and non-school spaces of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul – Pantanal Campus (UFMS-CPAN). The object of study of the research is aesthetic education, understood as focused on the development of sensitivity, expressive, imaginative and creative capacity of the person. The general objective of the research was to examine the life and lyrics of Dona Ivone Lara's songs to make visible positions that contribute to the understanding of aesthetic education and creative attitude in the context of education. The specific objectives of the research were: (i) to know the life story (biography) of Dona Ivone Lara, identifying what contributed to her sensitive and creative development; (ii) to understand and visualize processes and/or positions that emanate from. Dona Ivone Lara's musical productions; (iii) to think about aesthetic education and creative attitude considering Dona Ivone Lara's life and compositions. This is a qualitative research with exploratory and descriptive purposes. Operationally, the methodological process included: study of Dona Ivone Lara's biographical works, selection and analysis of Lara's songs, recontextualization of the positions emanating from Dona Ivone Lara's musical productions, or of the interpretations made, in the field of education, with a view to thinking about aesthetic education and creative attitude. The results indicate that aesthetic education develops through the active participation of subjects in experiences with sensitive qualities, and cannot be dissociated from daily school life and social interactions. The importance of experiencing beauty in motivating students is highlighted, enabling the imagination of new scenarios and perspectives. In this sense, art is essential to stimulate the formation of ethical and humanized individuals, not as a teaching tool, but as a means of displacing established logics, boosting critical and collective thinking. As for the creative attitude, research suggests that imagination and creativity are strengthened when emotions and experiences are broadly worked on and expressed. The creative act has its roots in sensitivity and individual repertoires, and is enhanced by dialogue with other experiences and perspectives, enabling the redefinition of meanings and the construction of authentic productions. |
Palavras-chave: | .Dona Ivone Lara. Arte. Experiência estética. Educação. Prática pedagógica. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11554 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ENMILLY COFFACCI_2025.pdf | 949,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.