Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11260
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLarissa dos Santos Costa-
dc.date.accessioned2025-02-17T17:09:29Z-
dc.date.available2025-02-17T17:09:29Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11260-
dc.description.abstractSkinner described verbal behavior as operant behavior in which the consequence is mediated by a trained listener within the verbal community; responses can vary in function and form based on antecedent-consequent relations. This includes Thematic and Formal Control, though in intraverbal behavior, both controls may overlap. This study aimed to observe the effects on Intraverbal verbal repertoire after training with words under formal and thematic control. Ten volunteers from the Federal University of Mato Grosso do Sul participated. Training involved 12 pairs of invented words, divided into thematic and partially formal control blocks, and thematic-only blocks, with echoic training preceding intraverbal. Participant responses to pair correspondences were recorded, investigating thematic and formal relations. Results, encompassing total participant responses, showed slightly higher performance for rhyming words. However, study limitations, like the small sample size, must be considered for broader interpretation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntraverbal. Rimas. Controle Temático.-
dc.titleEfeito do treino de palavras com controle temático e formal na aquisição de resposta intraverbalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucas Ferraz Cordova-
dc.description.resumoSkinner descreveu o comportamento verbal como um comportamento operante no qual a consequência é mediada por um ouvinte treinado dentro da comunidade verbal; as respostas podem variar, tanto pela função como a topografia, partir das relações estabelecidas pelo antecedente e consequente. Neste aspecto, postulou-se que a relação antecedente advém do controle temático e do controle formal. Porém, ao ressaltar os controles, constata-se que as separações entre elas podem ser classificadas como didáticas, pois no operante intraverbal, conforme descrito por Skinner, as rimas poderiam estar sob os dois controles. Ao escolher este tipo de comportamento verbal, o objetivo desta pesquisa foi observar as consequências no repertório verbal categorizado como intraverbal após o treino de palavras com controle formal e com controle temático. Deste modo, o método foi estabelecido e aplicado com 10 participantes voluntários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O treinamento envolveu 12 pares de palavras inventadas, divididos em dois blocos com controle temático e parcialmente formal, e blocos apenas com controle temático; o treino de ecoico precedeu o intraverbal. Por conseguinte, registraram-se as respostas do participante quando questionado sobre o correspondente ao par, investigando a relação temática e formal das duas condições supracitadas. Os resultados foram apresentados considerando uma métrica abrangente que captura a soma total das respostas dos participantes, apresentando tanto as respostas correta quanto as tentativas ao longo do treino. Esses resultados sugerem que a presença de controle temático e do controle formal nas palavras pode aumentar a probabilidade de respostas correspondentes ao par, ou seja, as palavras que rimam apresentaram desempenho ligeiramente superior. No entanto, é importante considerar as nuances e limitações do estudo representado nos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia



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