Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11064
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DO OLHAR AFETIVO DO PROFESSOR
Autor(es): ALESSANDRA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
Primeiro orientador: ALEXANDRE COUGO DE COUGO
Resumo: O presente trabalho vem apresentar um memorial da minha trajetória de formação, desde a alfabetização até a vivência acadêmica. Desta forma, trago reflexões a respeito dos problemas familiares, seus efeitos e influências em nossa aprendizagem e saúde emocional, e o quanto uma criança que vive esses problemas observa o que está ao seu redor, trazendo mudanças em seu comportamento. Sendo ela quieta em excesso ou agressiva de maneira demasiada, reflito sobre a minha caminhada, sobre a importância do papel do professor para a construção de um olhar afetivo e como uma formação pedagógica influencia sobremaneira no relacionamento professor-aluno.
Abstract: This work presents a memorial of my educational trajectory, from literacy to academic experience. In this way, I bring reflections on family problems, their effects and influences on our learning and emotional health, and how much a child who experiences these problems observes what is around them, bringing about changes in their behavior. Whether she is too quiet or too aggressive, I reflect on my journey, on the importance of the teacher's role in building an affective perspective and how pedagogical training greatly influences the teacher-student relationship.
Palavras-chave: memorial
afetividade
esquizofrenia
família e aprendizagem
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11064
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
20777.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.