Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11038
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESCREVIVÊNCIA: RELATO DE VIDA DE UMA MÃE COM FILHO COM HIDROCEFALIA
Autor(es): VANUZA DELGADO DA SILVA
Primeiro orientador: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO
Resumo: Este relato de experiência se embasa no conceito metodológico de “escrevivências”, criado pela escritora Conceição Evaristo (2007) que Inicialmente de modo desprentencioso começou a escrever seus textos a partir de narrativas do coletivo de mulheres negras que lutam contra a discriminação, preconceito e desigualdade social. Sendo uma mulher preta, mãe solo de um filho com hidrocefalia, senti a necessidade de apresentar uma narrativa que descreva as minhas experiências de vida. O relato aborda os desafios enfrentados ao longo da minha trajetória, narrando desde o processo de descoberta da doença do meu filho, desde o seu nascimento, as primeiras cirurgias, o seu desenvolvimento, como foi sua infância e o contato com a escola até sua adolescência e os dias atuais na vida adulta. O objetivo destes registros é inicialmente, descrever o que é essa doença e compartilhar uma história que, embora seja particular, reflete a vivência coletiva de outras mães com filhos com hidrocefalia. Pretendo, com esta minha narrativa, encorajar outras mães que passam ou que passaram pela mesma luta e desafio.
Abstract: Este relato de experiencia se basa en el concepto metodológico de “escrevivências”, creado por la escritora Conceição Evaristo (2007), quien inicialmente, de manera desprevenida, comenzó a escribir sus textos a partir de narrativas del colectivo de mujeres negras que luchan contra la discriminación, el prejuicio y la desigualdad social. Siendo una mujer negra, madre soltera de un hijo con hidrocefalia, sentí la necesidad de presentar una narrativa que describiera mis experiencias de vida. El relato aborda los desafíos enfrentados a lo largo de mi trayectoria, narrando desde el proceso de descubrimiento de la enfermedad de mi hijo, desde su nacimiento, las primeras cirugías, su desarrollo, cómo fue su infancia y su contacto con la escuela, hasta su adolescencia y los días actuales en su vida adulta. El objetivo de estos registros es, inicialmente, describir qué es esta enfermedad y compartir una historia que, aunque particular, refleja la vivencia colectiva de otras madres con hijos con hidrocefalia. Pretendo, con esta narrativa, animar a otras madres que enfrentan o han enfrentado la misma lucha y desafío.
Palavras-chave: Escrevivências
Hidrocefalia
Experiência de vida
Maternidade solo
Resistência.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11038
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
18791.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.