Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PROCESSO DE JUVENILIZACAO DA EJA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES(2019-2024)
Autor(es): CINTHIA RODRIGUES SOARES
Primeiro orientador: ALEXANDRE COUGO DE COUGO
Resumo: Este artigo examina o fenômeno da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender, por meio de análise, os motivos que levam os jovens a abandonarem o Ensino Fundamental e Médio e migrar para a EJA. A pesquisa utiliza uma metodologia baseada em revisão bibliográfica, fundamentada em estudos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES entre 2019 e 2024, e segue a abordagem metodológica de Gil (1991). O estudo investiga: O que os estudos produzidos, publicados e disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, no período compreendido entre 2019 e 2024, revelam sobre os motivos da entrada/presença jovem na EJA? Com base nessa questão, o objetivo geral da pesquisa é investigar os fatores que contribuem para a juvenilização da EJA e analisar as implicações desse fenômeno para o processo educativo. Os objetivos específicos incluem: identificar as causas da ainda grande participação de jovens na EJA; analisar os motivos que levam jovens a buscar a modalidade; e identificar as necessidades educativas dos jovens matriculados na EJA. Os resultados do estudo indicam que a juvenilização da EJA é influenciada por diversos fatores, como a evasão escolar, a entrada precoce no mercado de trabalho e a falta de políticas educacionais eficazes para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essa mudança no perfil demográfico da EJA tem implicações significativas tanto para o desenvolvimento de currículos quanto para a abordagem pedagógica, demandando adaptações que atendam às necessidades de um público cada vez mais diversificado. Conclui-se que é essencial repensar as políticas públicas e as práticas educacionais para adequá-las a essa nova realidade. A criação de estratégias pedagógicas mais inclusivas e flexíveis é crucial para garantir que a EJA continue a cumprir seu papel fundamental de oferecer uma educação de qualidade a todos os seus estudantes, independentemente da faixa etária.
Abstract: This article examines the phenomenon of juvenilization in Youth and Adult Education (EJA), seeking to understand, through analysis, the reasons that lead young people to drop out of elementary and high school and migrate to EJA. The research employs a methodology based on a bibliographic review, grounded in studies available on the CAPES Journal Portal between 2019 and 2024, following the methodological approach of Gil (1991). The study investigates: What do the studies produced, published, and available on the CAPES Journal Portal between 2019 and 2024 reveal about the reasons for young people's entry/presence in EJA? Based on this question, the general objective of the research is to investigate the factors contributing to the juvenilization of EJA and analyze the implications of this phenomenon for the educational process. The specific objectives include: identifying the causes of the still significant participation of young people in EJA; analyzing the reasons that lead young people to seek this educational modality; and identifying the educational needs of young people enrolled in EJA. The study's findings indicate that the juvenilization of EJA is influenced by several factors, such as school dropout, early entry into the labor market, and the lack of effective educational policies for adolescents in vulnerable situations. This demographic shift in EJA has significant implications for both curriculum development and pedagogical approaches, requiring adaptations to meet the needs of an increasingly diverse audience. It concludes that it is essential to rethink public policies and educational practices to adapt them to this new reality. Developing more inclusive and flexible pedagogical strategies is crucial to ensuring that EJA continues to fulfill its fundamental role of providing quality education to all its students, regardless of age group.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11027
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
17184.pdf350,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.