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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11022
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aproximação geométrica de áreas sob curvas utilizando o GeoGebra: Uma proposta envolvendo funções para o Ensino Médio |
Autor(es): | LUCCAS VINICIUS DA SILVA ARAUJO |
Primeiro orientador: | OSMAR DO NASCIMENTO SOUZA |
Resumo: | Este trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino do cálculo de áreas sob curvas no Ensino Médio, sem recorrer diretamente à teoria de integral. A proposta utiliza métodos geométricos de aproximação, como o uso de retângulos e trapézios, e recursos tecnológicos, com o apoio do software GeoGebrapara obter as aproximações da área abaixo da curva y=f(x). A presente proposta apresenta as funções f(x)=x, f(x)=x² e f(x)=x³, definidas num intervalo [a,b], cujo cálculo de áreas é feito por aproximação, por meio de divisões do intervalo em n subintervalos, permitindo que os alunos visualizem e discutam os possíveis erros envolvidos. A metodologia combina atividades práticas de cálculo manual com o GeoGebra, proporcionando uma análise comparativa entre os métodos de aproximação. Os alunos são incentivados a refletirem sobre a precisão das aproximações, vislumbrando por meio da abordagem que, quanto maior o número de número de divisões em retângulos e trapézios da área a ser calculada, mais próxima será a medida da área estimada por meio do ferramental tecnológico. Este trabalho não apenas desenvolve o raciocínio matemático, mas também estimula o uso de tecnologias no ensino de matemática, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e engajador. A conclusão destaca a importância das aproximações geométricas no cálculo de áreas, introduzindo os alunos para o estudo de somas de Riemann e integrais em etapas avançadas do processo de formação. |
Abstract: | This work proposes an innovative approach to teaching the calculation of areas under curves in high school without directly resorting to integral theory. The proposal uses geometric approximation methods, such as rectangles and trapezoids, along with technological resources supported by the GeoGebra software to obtain approximations of the area below the curve y=f(x). The present proposal introduces the functions f(x)=x, f(x)=x², and f(x)=x³, defined over an interval [a,b], where the area calculation is performed through approximation by dividing the interval into n subintervals. This allows students to visualize and discuss the potential errors involved. The methodology combines practical manual calculation activities with GeoGebra, providing a comparative analysis of approximation methods. Students are encouraged to reflect on the accuracy of the approximations, recognizing through this approach that the greater the number of divisions into rectangles and trapezoids of the area to be calculated, the closer the estimated area will be to the true value as calculated by technological tools. This work not only develops mathematical reasoning but also promotes the use of technologies in teaching mathematics, making the learning process more dynamic and engaging. The conclusion highlights the importance of geometric approximations in area calculation, introducing students to the study of Riemann sums and integrals in advanced stages of their education. |
Palavras-chave: | Métodos de aproximação GeoGebra Ensino de Matemática Cálculo de área. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11022 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Matemática - Licenciatura (CPAN) |
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