Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10974
Tipo: Dissertação
Título: O PODCAST NA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Jefferson Frois Pontin
Primeiro orientador: Renato Cesar da Silva
Resumo: A presente dissertação tem por foco a análise da utilização do podcast, como recurso de implementação da Metodologia de Resolução de Problemas e, para tanto, fundamenta-se na seguinte indagação: que potencial há na associação dos vieses metodológicos e instrumentais supracitados para a recomposição do processo de ensino-aprendizagem de objetos de conhecimento da Matemática no Ensino Médio? Diante disso, buscou-se aprimorar a compreensão das vertentes desta metodologia no universo educacional matemático e estudar as possibilidades pedagógicas de implementação do podcast a basilar do já explanado em Pontin (2020) e das diretrizes documentais do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular. Em seguida, realizou-se um levantamento, à luz dos resultados obtidos nas últimas avaliações internas e externas, de conteúdos e habilidades estruturantes em defasagem, passíveis de integrarem um processo de “recomposição de aprendizagem” moldado pelos eixos temáticos. Para isso, foram produzidas duas situações-problema, divulgadas tanto em meio impresso como em episódios de podcast, sendo uma delas destinada à uma turma da 1ª série e outra a uma 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior paulista. A investigação, de natureza quantitativa e qualitativa, contou com a participação dos alunos dessas classes, que realizaram as atividades propostas e responderam a dois questionários físicos: o primeiro antes e o segundo após o contato com as problemáticas. Os resultados, de modo geral, corroboram as potencialidades estudadas diante do estímulo ao protagonismo e ao interesse estudantil em relação à contextualização, à organização processual e à aplicação do saber, valorizando a interação, a cooperação e os diferentes estilos de aprendizagem e de expressão. Palavras-chave: Ensino Médio. Metodologia de Resolução de Problemas. Podcast. Recomposição de Aprendizagem.
Abstract: This dissertation focuses on the analysis of the use of the podcast as a resource for implementing the Problem Solving Methodology and, to this end, it is based on the following question: what potential is there in the association of the aforementioned methodological and instrumental biases for the recomposition of the teaching-learning process of Mathematics knowledge objects in High School? In view of this, we sought to improve the understanding of the aspects of this methodology in the mathematical educational universe and study the pedagogical possibilities of implementing the podcast based on what was already explained in Pontin (2020) and the documentary guidelines of the Currículo Paulista and the National Common Curricular Base. Next, a survey was carried out, in light of the results obtained in the latest internal and external evaluations, of content and structuring skills that were out of date, capable of being part of a process of “learning recomposition” shaped by the highlighted thematic. To this end, two problem situations were produced, published both in print and in podcast episodes, one of which was aimed at a 1st grade class and the other at a 3rd grade high school class at a state school in the interior of São Paulo. The investigation, of a quantitative and qualitative nature, included the participation of students from these classes, who carried out the proposed activities and responded to two physical questionnaires: the first before and the second after contact with the problems. The results, in general, corroborate the potential studied in terms of stimulating protagonism and student interest in relation to contextualization, procedural organization and the application of knowledge, valuing interaction, cooperation and different styles of learning and expression. Keywords: High School. Problem Solving Methodology. Podcast. Learning Recomposition.
Palavras-chave: : Ensino Médio. Metodologia de Resolução de Problemas. Podcast. Recomposição de Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10974
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.