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dc.creatorPrado, Amaya Obata Mouriño de Almeida-
dc.date.accessioned2012-03-23T12:49:09Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:16Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1096-
dc.description.abstractThis paper is an analysis of Monteiro Lobato's Dom Quixote das Crianças (1936). Is intended to observe and indicate the resources utilized by Lobato (1882-1948) when adapting Miguel de Cervantes Saavedra's classic Dom Quixote (1605;1615) to the Brazilian children's public. Operating comparatively, this study was developed in three stages. The first one regards to the adaptation concept and its role in Brazilian children's literature, based on texts by Lauro Maia Amorim, Regina Zilberman, Marisa Lajolo and Nelly Novaes Coelho. The second one uses the theoretical instruction indicated by Regina Zilberman, to describe the angles of adaptation in order to identify alterations in relation to the original text. The last part encloses a reflection about Lobato's appropriation in Cervante's narrative structure, as well as appointing the concern from both authors with regard to the text reception. This considerations result from approach of Maria Augusta Vieira and Socorro Acioli's studies about Dom Quixote das Crianças.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectDom Quixote-
dc.subjectAdaptação Literária-
dc.subjectLiteratura Infantil-
dc.subjectMiguel de Cervantes-
dc.subjectComparação Literária-
dc.subjectEstrutura Narrativa-
dc.subjectRecepção do Texto-
dc.subjectLiteratura Brasileira-
dc.titleAdaptação, uma leitura possível: um estudo de Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobatopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, José Batista de-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a obra Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato (1882-1948), a partir da identificação dos recursos adaptativos utilizados. Deste modo, pretende evidenciar o projeto de adaptação do autor e sua leitura do clássico Dom Quixote (1605;1615), de Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616). Operando comparativamente, este estudo desenvolveu-se em três etapas. A primeira delas explora o conceito de adaptação e seu papel na literatura infantil brasileira, a partir de estudos de Lauro Maia Amorim, Regina Zilberman, Marisa Lajolo e Nelly Novaes Coelho. Na segunda, utiliza-se o aporte teórico indicado por Zilberman, na descrição dos ângulos de adaptação, para identificar as alterações em relação ao texto original. A última parte encerra uma reflexão acerca da apropriação da estrutura narrativa cervantina, por parte de Lobato, além de apontar a preocupação de ambos os autores com a recepção do texto. Estas considerações resultam da aproximação dos estudos de Maria Augusta da Costa Vieira e de Socorro Acioli, sobre Dom Quixote das Crianças.-
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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