Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA RITA DA SILVA-
dc.date.accessioned2024-12-16T14:36:38Z-
dc.date.available2024-12-16T14:36:38Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10935-
dc.description.abstractThis article addresses the importance of hospital toy libraries and the role of pedagogues in the hospital environment, highlighting how these interventions can benefit the emotional and social development of hospitalized children. The research revisits the existing literature on hospital pedagogy, emphasizing the relevance of play as an essential activity for children's well-being, special in hospital settings. The research was conducted through a systematic review of the literature, using two main sources: the SciELO platform and the CAPES Database. Studies show that free play can help reduce stress and improve children's sleep quality, allowing them to express their emotions and experience their experiences in a playful way. In addition, the need for the presence of a pedagogue is highlighted, who acts as a facilitator in the interaction between children and the toy library, promoting a safe and welcoming space for play. The analysis of data collected from various sources, including articles and theses, reveals that the hospital toy library not only provides a recreational environment, but is also fundamental for the recovery and development of children, ensuring that their rights to play and express themselves are respected.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedoteca hospitalar-
dc.subjectInternação-
dc.subjectPedagogia hospitalar-
dc.subjectPapel do pedagogo.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS-
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância da brinquedoteca hospitalar e o papel do pedagogo no ambiente hospitalar, destacando como essas intervenções podem beneficiar o desenvolvimento emocional e social das crianças internadas. A pesquisa revisita a literatura existente sobre a pedagogia hospitalar, enfatizando a relevância do brincar como uma atividade essencial para o bem-estar das crianças, especialmente em situações de hospitalização. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura, utilizando duas fontes principais: a plataforma SciELO e o Banco de Dados da CAPES. Estudos demonstram que a brincadeira livre pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono das crianças, permitindo que elas expressem suas emoções e vivenciem suas experiências de forma lúdica. Além disso, ressalta-se a necessidade da presença do pedagogo, que atua como facilitador na interação das crianças com a brinquedoteca, promovendo um espaço seguro e acolhedor para o brincar. A análise dos dados coletados em diversas fontes, incluindo artigos e teses, revela que a brinquedoteca hospitalar não apenas proporciona um ambiente de recreação, mas também é fundamental para a recuperação e desenvolvimento das crianças, garantindo que seus direitos de brincar e se expressar sejam respeitados. O artigo conclui que a integração de práticas pedagógicas no contexto hospitalar é essencial para melhorar a experiência das crianças durante a internação e promover seu bem-estar geral.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21721.pdf358,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.