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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Yara Medeiros dos | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-06T19:03:05Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1092 | - |
dc.description.abstract | A revolução tecnológica de informação e comunicação produz um espaço cada vez mais conectado que influencia as relações econômicas e sociais. Neste contexto, os movimentos ambientalistas, que emergiram a partir da crise ambiental, se organizam em redes para melhorar sua eficiência de atuação em escala internacional e local. No Pantanal, a atuação desses movimentos é presente pela importância ecológica da região e busca ultrapassar os limites territoriais para expandir seus discursos. No âmbito das escolas presentes na fronteira entre Brasil e Paraguai são propagadas iniciativas de conexão de educadores nos processos de redes ambientalistas, ainda com baixo engajamento. As implicações da comunicação entre professores e ambientalistas foram analisadas a partir de seus discursos. A pesquisa possibilitou um panorama das tentativas de propagar a educação ambiental nas escolas fronteiriças do município de Porto Murtinho, no Brasil e, no Paraguai, a Colônia Carmelo Peralta e a Isla Margarita. | pt_BR |
dc.description.abstract | The technological revolution of information and communication produces a space more each connected than it influences the economic and social relations. In this context the enviromental movements, that had emerged from the ambient crisis, if organize in nets to improve its efficiency of performance in international and local scale. In the Pantanal, the performance of these movements is present for the importance of the ecology of the region searchs to exceed the territorial limits to expand its speeches. In the scope of the schools in the frontier between Brazil and Paraguay initiatives of connection of educators in the processes of enviromental nets are propagated, still with low envolvement. The implications of the communication between professors and environmental groups had been analyzed from its speeches. The research made possible a panorama of the attempts to propagate the ambient education in the bordering schools of the city of Porto Murtinho, in Brazil and Carmelo Peralta Colony and Island Margarita in Paraguay. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia Humana - aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Redes de Informação | pt_BR |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Ativismo | pt_BR |
dc.title | Influência das redes de movimentos ambientalistas na educação ambiental de escolas da fronteira entre Brasil e Paraguai | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanon, Ângela Maria | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Yara Medeiros dos Santos.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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